Descrição de chapéu
drogas

'Back to Black' traz Amy Winehouse meiga e ameniza os traumas

Cinebiografia busca explorar seu processo criativo e acerta na humanização da cantora, que morreu com 27 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BACK TO BLACK

  • Quando Estreia nesta quinta (16) nos cinemas
  • Classificação 16 anos
  • Elenco Marisa Abela, Jake O'Connell, Eddie Marsan, Lesley Manville
  • Produção Reino Unido e Estados Unidos, 2024
  • Direção Sam Taylor-Johnson

Amy Winehouse deu novos ânimos ao jazz nos anos 2000 e marcou a história da música em sua breve passagem pela indústria. Morta aos 27 anos, em 2011, não é necessário que sua cinebiografia, "Back to Black", que chega aos cinemas nesta quinta-feira (16), nos conte sobre a grandeza de um dos álbuns mais aclamados de todos os tempos, vencedor de cinco Grammys.

Embora o filme mostre os bastidores da criação e os principais acontecimentos de sua vida, o coração da obra está na personalidade meiga da britânica, profundamente ligada às pessoas que ama. É uma faceta que outros esforços, como o documentário vencedor do Oscar "Amy", deixaram de lado.

O retrato da cantora, vivida por Marisa Abela, entrega logo nas primeiras cenas uma Amy carinhosa e apaixonada pela avó, Cynthia Levy, de quem herdou um estilo marcado por referências dos anos 1960, como o penteado colmeia que virou sua marca.

Marisa Abela em cena do filme 'Back to Black', dirigido por Sam Taylor-Johnson
Marisa Abela em cena do filme 'Back to Black', dirigido por Sam Taylor-Johnson - Dean Rogers/Divulgação

Ainda no início do filme, vemos também, sutilmente, sua relação conturbada com a comida. Após comer um pedaço de bolo, Amy é vista deixando o banheiro. Esta é a primeira de algumas menções tímidas à bulimia que a acompanhou desde a adolescência.

A narrativa é conduzida por cada tatuagem que a cantora faz, e, a certa altura, a luta contra o transtorno e o alto consumo de drogas assumem papel central na história. As cenas degradantes elevam sempre sua condição humana e terna, o que contradiz a imagem sensacionalista de que ela era fechada e agressiva.

Essas características de fato aparecem, mas como autodefesa para alguém cuja privacidade e problemas foram explorados pela imprensa. O tom poético guia toda a produção. Em mais de uma cena, Amy ouve música e dança enquanto caminha pelas ruas de Londres.

A proximidade com a avó —que morre de câncer em 2006 e agrava a vulnerabilidade emocional da cantora—, e com o seu pai, Mitch Winehouse, ofuscam outras relações importantes. O filme peca em deixar de lado sua mãe, Janis Winehouse, e uma de suas melhores amigas, Juliette Ashby.

Em produções anteriores sobre a artista é possível ouvi-las dizer não só que temiam pela segurança de Amy, mas que a cantora temia a fama —o que é enfatizado em diversos momentos do filme, e causa um desconforto crescente diante das investidas da mídia sobre sua vida.

Já seu relacionamento com Blake Fielder-Civil, interpretado por Jake O’Connell, é retratado de forma terna e embalado pelas canções do grupo feminino dos anos 1960, The Shangri-Las. Ainda que a relação de ambos, bastante centrada no abuso de drogas, seja bem conhecida, o carinho e a tristeza profunda que se alternam entre as idas e vindas do casal na tela tentam amenizar os efeitos danosos desse envolvimento.

Nas redes sociais, fãs criticaram a escolha de Marisa Abela por sua voz tímida se comparada a Amy —mas esse aspecto é secundário. Abela reproduz os trejeitos da cantora de forma bastante precisa, além de incorporar seu olhar vago, capturado pelos paparazzi, à medida que o drama avança.

Já a diretora Sam Taylor-Johnson —outra escolha atacada pelos fãs, já que é quem assina a adaptação de "Cinquenta Tons de Cinza"—, não concentra as energias de "Back to Black" no apelo sexual. Bem como não pesa a mão nas cenas envolvendo drogas que não o álcool.

Na verdade, o lirismo e o embalo de músicas ao longo do filme lembram os bons momentos de outra produção de Taylor-Johnson, "O Garoto de Liverpool", sobre John Lennon.

Na parte final, o filme encena a prisão de seu marido após uma briga em um bar, o pedido de divórcio, uma de suas internações na reabilitação contra as drogas e apresenta as composições de Amy fora de cronologia, mas para trazer sentido aos problemas que ela encara, costurando trechos em que ela destaca seus vícios –das drogas à codependência emocional.

Em meio à aura otimista que guia sua breve trajetória, a cinebiografia faz esquecer por um momento que o fim já está dado, e nos dá a esperança de um final feliz que não virá.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.