Descrição de chapéu Checamos

Darth Vader falou o nome do filho ao revelar paternidade? No Dia de Star Wars, saiba como foi o diálogo

Frase é tema de discussões em fóruns de fãs da saga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No dia em que os fãs comemoram a saga "Star Wars", 4 de maio, o projeto Checamos se volta a uma dúvida que circula há anos, tanto nas redes sociais como fora delas. O personagem Darth Vader teria dito "Luke, eu sou seu pai" em um dos filmes da franquia? A resposta é: não. Ou melhor, mais ou menos.

O vilão revelou a paternidade ao jovem Skywalker nos minutos finais do longa "Star Wars: O Império Contra-ataca", lançado em 1980. Mas ele não chama o filho pelo nome ao fazer a revelação. Darth Vader diz apenas: "Eu sou seu pai", sem mencionar Luke. Frases que marcaram a série, como essa —e a mais clássica, "que a força esteja com você"—, são tema de fóruns de discussão na internet.

Captura de tela do filme “Star Wars: O império Contra-Ataca" mostra Darth Vader, personagem todo preto, na base de uma estrutura. Do outro lado, como que tendo atravessado uma barra de aço, Luke, homem branco, agarrado a uma coluna e desfocado (em movimento). Eles estão dentro de uma nave espacial, com luzinhas ao redor
Cena em que Darth Vader conta ser o pai de Luke Skywalker, no filme "Star Wars: O Império Contra-ataca" - Reprodução/YouTube

O diálogo começa com Vader, questionando Luke, depois de decepar sua mão direita: "Obi-Wan nunca te contou o que aconteceu com seu pai?". Em seguida, o Jedi responde: "Ele me contou o suficiente. Ele me contou que você o matou". Para, então, o vilão retrucar: "Não. Eu sou o seu pai".

Na época de lançamento do filme, a informação foi uma reviravolta para os fãs, que naquela altura, tinham poucas pistas para descobrir a relação familiar entre o mocinho e o vilão.

Homenagens

A revelação da paternidade de Darth Vader foi referenciada em alguns trabalhos. Em animações, "Toy Story 2" traz uma cena com Zurg e Buzz Lightyear. No canal infantil Cartoon Network, o personagem Harold dizia "Billy, eu sou seu pai", com a voz grossa e uma máscara de funilaria para convencer seu filho a lavar as mãos para almoçar em um comercial de "As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy" (2001).

No desenho "Os Padrinhos Mágicos" também houve uma homenagem. No episódio "Microfonia", lançado no Brasil em 2003, Chester usa um microfone que deixa sua voz grave para dizer: "Luke, eu sou seu pai".

Mas não só desenhos homenageiam a cena. O filme "Austin Powers 2 - O agente "Bond" Cama" traz uma cena brincando com o diálogo entre Darth Vader e Luke. E tem até música: "Luke, Sou seu Pai" é título de uma canção da banda brasileira Os Seminovos.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.

Checamos

É um projeto dedicado ao combate da desinformação nas redes sociais patrocinado pela Philip Morris Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.