Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 09h31

Coleção Folha lança "A Utopia" do autor inglês Thomas More

Publicidade

DE SÃO PAULO

Reconhecido como santo pelas igrejas católicas e anglicana, ele imaginou um lugar sem propriedade privada, onde homens e mulheres têm acesso a chances iguais de educação e a felicidade coletiva é a prioridade.

O britânico Thomas More (1478-1535) é o autor de "A Utopia" (tradução de Luís de Andrade), sétimo volume da Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo, que chega às bancas no próximo domingo, dia 24/10.

"Morro servidor fiel do rei, mas de Deus em primeiro lugar", foram as últimas palavras de More, que ocupou cargos de responsabilidade no governo da Inglaterra, mas caiu em desgraça ao se opor ao rompimento do rei Henrique 8º (1491-1547) com a Igreja Católica, sendo punido com a prisão e com a morte por decapitação.

Redigido em latim e descrevendo uma terra imaginária de bonança, "A Utopia", publicado em 1516, integra uma coleção de 20 volumes que procura abarcar diversas áreas do conhecimento humano, da Grécia Antiga ao século 20, da ciência (Newton, Darwin) à filosofia (Platão, Aristóteles, Descartes, Pascal, Voltaire, Rousseau, Kant, Freud), passando pela economia (Adam Smith, Marx).

A política (Maquiavel, Thomas More, Tocqueville, Mao Tsé-tung) não foi esquecida. A religião também se faz representar, seja na forma de textos sagrados (Bíblia, Alcorão), seja nos escritos de um importante teólogo (santo Agostinho).

A ideia é apresentar nas bancas, a cada domingo, obras que mudaram a maneira de o homem pensar o mundo e a si mesmo.

Como os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", de Isaac Newton (1643-1727). O livro, que chega às bancas em 7/11, tirou o homem do centro do Universo e deu início à era das revoluções científicas.

Ou "Do Contrato Social", de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que lançou os conceitos de soberania popular e de igualdade de direitos entre os homens. A obra será publicada em 12/12.

Editoria de Arte / Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página