Cientista Henrique Gomes estreia coluna na Ilustríssima

Doutor em gravidade quântica e doutorando em filosofia, ele escreverá uma vez por mês no site

A Folha passa a publicar, na versão digital, coluna mensal do cientista Henrique Gomes, 38. Seu primeiro texto vai ao ar nesta quarta (12).

Formado em física e pós-graduado em matemática pela USP, o paulistano fez doutorado em gravidade quântica na Universidade de Nottingham (Inglaterra) e cursa doutorado em filosofia na Universidade Cambridge.

Lá, Gomes será membro do Trinity College, centro de excelência que foi casa de 32 prêmios Nobel e de cientistas notáveis como Isaac Newton, Francis Bacon, Niels Bohr e Amartya Sen.

Atualmente empregado pelo Perimeter Institute for Theoretical Physics, ele é um dos criadores da teoria de "shape dynamics" (dinâmica da forma), que procura compatibilizar a gravitação com a mecânica quântica.

Autor de 38 artigos científicos, dois dos quais foram destaque do ano na revista especializada Classical and Quantum Gravity, Gomes também foi vencedor de um concurso de ensaios sobre o futuro da cosmologia promovido pela Universidade de Illinois.

Na Ilustríssima, escreverá mensalmente sobre intersecções de filosofia da ciência e tópicos de interesse atual mais abrangentes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.