É preciso unir ciência ao saber dos sonhos, diz Sidarta Ribeiro

Neurocientista e autor de 'O Oráculo da Noite' é o convidado do podcast Ilustríssima Conversa

Walter Porto

Todo mundo dorme e quase todo mundo sonha. Mas poucos sabem a função neurológica de tudo isso e para que servem essas viagens noturnas. E afinal, sonhos são capazes de dizer algo sobre o futuro?

Um dos maiores especialistas no assunto é o neurocientista Sidarta Ribeiro, fundador do Instituto do Cérebro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele lançou pela Companhia das Letras o livro “O Oráculo da Noite” e é o convidado do episódio desta semana do podcast Ilustríssima Conversa, apresentado por Walter Porto. 

Ele discute no programa a maneira como o ser humano lidou com seus sonhos ao longo da história, o papel de Freud em restabelecer a importância desse assunto no debate público e a necessidade de reatar a racionalidade científica com os saberes ancestrais que valorizavam os sonhos.

sidarta com microfone
Sidarta Ribeiro, neurocientista e pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN, durante o lançamento de seu livro "O Oráculo da Noite", em São Paulo - Jardiel Carvalho/Folhapress

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts, como Stitcher e o Spotify, ou direto pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar o podcast —sem qualquer custo—, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa Leonardo Avritzer, professor da UFMG que debateu a democracia brasileira; Laurentino Gomes, que falou sobre seu novo livro, "Escravidão"; Sérgio Haddad, biógrafo de Paulo Freire; Giselle Beiguelman, que discutiu as políticas de memória e esquecimento do Brasil; a psicanalista Maria Rita Kehl; o arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik; o cientista político Sérgio Abranches; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros. 

Você encontra a lista completa de episódios no índice do podcast Ilustríssima Conversa. ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.