Projeto 200 Anos, 200 Livros é tema de debate de pesquisadores

Evento online da Anpocs acontece nesta segunda (18), às 17h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Nesta segunda (18), a Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) promove a mesa Projetos e Livros que Inventam o Brasil, um debate que terá como base as obras indicadas pelo projeto 200 Anos, 200 Livros.

O evento faz parte da série "Cultura e Conflito" e poderá ser assistido gratuitamente a partir das 17h pelo canal da associação no YouTube.

Detalhe da lombada dos oito primeiros livros indicados pelo projeto, empilhados na vertical. O fundo da imagem é vermelho
Mesa discute a relação de 200 livros indicados por 169 intelectuais para entender o Brasil - Gabriel Cabral - 01.mai.2022/Folhapress

O projeto 200 Anos, 200 Livros é uma iniciativa da Folha, da Associação Portugal Brasil 200 anos e do Projeto República, núcleo de pesquisa da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A partir de sugestões de 169 intelectuais de diferentes áreas, a iniciativa chegou a uma lista de duas centenas de obras para entender o país.

Participam da discussão a historiadora Heloisa Starling, coordenadora do Projeto República; o sociólogo Andre Bittencourt, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Valdei Araujo, docente da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e presidente da Associação Nacional de História (Anpuh).

A mediação fica a cargo de Bernardo Ricupero, professor da USP e diretor-presidente do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec).

"Trazer esses livros e os projetos que eles expressam é uma forma de entendermos como chegamos aqui", diz André Botelho, presidente da Anpocs e membro do conselho curador que indicou as 200 obras. Para o professor, mais do que depósitos de ideias, os livros expressam repertórios que ajudam a interpretar o Brasil de hoje.

Esse é o evento que abre as discussões na Anpocs sobre o bicentenário da independência.

O título da mesa remete a um artigo publicado em 1993 de autoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, intitulado "Livros que Inventaram o Brasil". Como conta Botelho, ao colocar o verbo no tempo presente, a associação evidencia a forma como essas iniciativas reverberam na atualidade.

Segundas-feiras na ANPOCS | Projetos e livros que inventam o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.