Conta de luz continua sem cobrança extra em março

Bandeira tarifária será verde com recuperação no volume de chuvas nas hidrelétricas

Pedestres caminham em dia chuvoso na zona sul de São Paulo
Pedestres caminham em dia chuvoso na zona sul de São Paulo - Reinaldo Canato/Folhapress

 
São Paulo | Reuters

As contas de luz permanecerão com bandeira tarifária verde em março, o que não gera custo adicional para os consumidores, em meio a condições favoráveis de geração hidrelétrica no sistema brasileiro, disse nesta sexta-feira (23) a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O mecanismo tarifário, que eleva o custo da energia em momentos de escassez, quando são acionados os patamares amarelo ou vermelho da bandeira, se mantém no verde desde janeiro, com ajuda de uma recuperação no volume de chuvas na região das usinas hídricas do país.

Na reta final de 2017, a bandeira tarifária foi vermelha, impactando os consumidores com um custo extra de até R$ 5 reais a cada 100 kilowatts-hora em eletricidade. Na época, havia previsões de que um período de chuvas abaixo da média histórica poderia levar à continuidade das cobranças adicionais em 2018.

Chuvas surpreendentemente positivas no início de 2018, no entanto, impulsionaram uma virada de expectativas entre especialistas em energia, que apontaram a possibilidade de uma recuperação mais rápida nos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil.

O cenário mais favorável deve permitir que as contas de luz dos brasileiros sigam ao menos durante todo o primeiro trimestre com a bandeira tarifária verde.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.