Fusão entre operadoras de telefonia Sprint e T-Mobile parece próxima nos EUA

Negócio criaria a terceira maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos

Pedestres passam em frente a uma loja da T-Mobile - Lucas Jackson / Reuters
Michael J. de la Merced
The New York Times

As operadoras de telefonia móvel americanas Sprint e T-Mobile estão em estágio avançado de negociações sobre uma fusão, e um acordo pode ser anunciado já neste final de semana, disseram pessoas informadas sobre a situação na sexta-feira.

Uma combinação entre as duas empresas concluiria uma das transações mais aguardadas no setor de telecomunicações e criaria a terceira maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, com mais de 127 milhões de assinantes. A Sprint e a T-Mobile já estiveram envolvidas em duas negociações de fusão anteriores.

Analistas argumentam, e as duas empresas admitiram, que elas precisam de escala maior e de mais recursos para concorrer com os líderes do setor nos Estados Unidos, Verizon e AT&T.

Caso a transação seja efetivada, apenas três empresas dominariam o mercado de telefonia móvel nos Estados Unidos. Não está claro se a transação receberá aprovação das autoridades regulatórias. Uma rodada anterior de negociações quanto a uma possível fusão, em 2014, gerou forte oposição da parte do governo Obama.

As duas empresas ainda não finalizaram os detalhes de um acordo, disseram as pessoas informadas sobre as negociações. A conversação entre elas pode ser demorada ou mesmo fracassar, alertaram as fontes.


Participação de mercado 

Verizon Wireless

  • 33.8%

AT&T

  • 30.9%

Sprint

  • 14.1%

T-Mobile

  • 15.2%

Regional Service Providers

  • 1.2%

 
Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.