Volkswagen troca presidente e anuncia criação de três divisões no grupo

Herbert Diess assume lugar de Matthias Müller; empresa terá segmentos Volume, Premium e Superpremium

Herbert Diess, que assume a presidência da Volks, posa ao lado da van-conceito elétrica I.D. Buzz, em Detroit
Herbert Diess, que assume a presidência da Volks, posa ao lado da van-conceito elétrica I.D. Buzz, em Detroit - Tony Ding - 9.jan17/Associated Press
 
Londres | Financial Times

A Volkswagen anunciou nesta quinta (12) as maiores mudanças em sua administração desde o escândalo das emissões de diesel, em 2015, ao indicar um novo presidente-executivo e reformular sua estrutura corporativa de forma a acelerar a tomada de decisões em sua ampla gama de marcas, que inclui a Audi e a Porsche.

A maior montadora do mundo confirmou a saída de Matthias Müller do cargo de presidente-executivo, após menos de três anos no cargo. Ele será sucedido por Herbert Diess, ex-executivo da BMW que se tornou chefe da marca VW em 2015.

O presidente do conselho da Volks, Hans Dieter Pötsch, agradeceu Müller por sua liderança e disse que ele deixou a companhia em boa forma.

O império multimarcas da Volkswagen será agora dividido em três grupos, chamados Volume, Premium e Super Premium. O segmento de Caminhões e Ônibus será separado.

Sob a nova estrutura, Diess, que também vai dirigir a divisão Volume, será responsável por pesquisa e desenvolvimento. Rupert Stadler, chefe da Audi e da nova divisão Premium, também vai comandar as vendas de todo o grupo. Oliver Blume, chefe da Porsche e do segmento Super Premium, vai assumir a produção.

A Volks não informou a razão da saída de Müller dois anos antes do fim de seu contrato. Segundo uma pessoa com conhecimento do assunto, a demissão foi parte dos preparativos da empresa para uma reunião de novembro que vai definir os planos de investimento da montadora para os próximos cinco anos.

Em seu mandato, Müller redirecionou esforços para um ambicioso programa de eletrificação da frota e descentralização da operação, que trouxe mais independência para as marcas da Volks e mais autonomia para as divisões regionais.

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