A agência de classificação de risco S&P cortou nesta quinta-feira (26) a nota de crédito global da OEC (Odebrecht Engenharia e Construção) de CCC para CCC-, um dia após a companhia ter perdido o prazo de pagamento de uma dívida de R$ 500 milhões.
Além do pagamento do principal da dívida de 2018, a empresa também deve juros referentes a uma dívida que vence em 2025, disse a agência. A empresa está agora no período de carência de 30 dias para honrar suas obrigações.
"Entendemos que a controladora Odebrecht está em fase avançada de negociação para fornecer suporte às obrigações financeiras de curto prazo da OEC", afirmou a S&P em comunicado.
"Entretanto, acreditamos agora em uma maior probabilidade de reestruturação da dívida ou de um default de fato, dada a complexidade da transação e a data de seu fechamento."
A perspectiva para a nota seguiu negativa, porque a S&P avaliou que a empresa pode entrar em default ou fazer uma oferta de troca em condições desfavoráveis para credores ou outro tipo de reestruturação nos próximos 180 dias, o que levaria ao rebaixamento dos ratings da empresa para "D".
A S&P havia rebaixado a Odebrecht Engenharia para CCC, em fevereiro.
A Odebrecht enfrenta uma grave crise desde que a Operação Lava Jato revelou seu esquema de pagamento de propina a políticos para obter obras públicas em vários países da América Latina.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.