Descrição de chapéu petrobras

Não há prazo para definir liberação de barris extras para Petrobras, diz Guardia

Declarações são em linha com manifestação da Petrobras de que não há definições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia - Adriano Machado-11.abr.2011/Reuters
São Paulo | Reuters

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta terça-feira (15) que não há prazo para uma decisão sobre a cessão onerosa envolvendo a Petrobras e que, até o momento, nada havia sido definido sobre o tema.

"Não há um prazo. O prazo é exclusivamente para o grupo de trabalho. Esse prazo, inclusive, pode ser prorrogado a critério nosso", disse após reunião no Tribunal de Contas da União (TCU).

Guardia explicou que o prazo de 17 de maio é apenas para que o grupo interministerial criado para tratar do tema feche algumas propostas, que precisarão ser aprovadas depois pelo governo, via Conselho Nacional de Política Energética, e pela estatal.

"O grupo de trabalho faz recomendações, ele não toma decisão isoladamente. Então no dia 17 nós teremos recomendações do grupo de trabalho e, portanto, mais uma vez enfatizo, não há decisão tomada sobre o tema", afirmou.

As declarações vieram em linha com manifestação da Petrobras também nesta terça apontando que, até o momento, não há definições entre a companhia e a União sobre o resultado final da revisão do contrato de cessão onerosa e os possíveis meios de pagamento à petroleira.

Os esclarecimentos se seguiram à reportagem do jornal Valor Econômico dizendo que a União cederia à Petrobras até 2 bilhões de barris de petróleo a mais na revisão do contrato.

O contrato inicial, assinado em 2010, concedeu à Petrobras o direito de produzir até 5 bilhões de barris de óleo equivalente em determinadas áreas do pré-sal da Bacia de Santos. Na ocasião, a Petrobras pagou R$ 74,8 bilhões por esse direito.

No entanto, uma revisão desse valor — considerando variáveis como dólar e barril do petróleo —, que poderá determinar se a Petrobras terá de pagar mais ao governo ou receber recursos, já estava prevista na assinatura do contrato.

Segundo a Petrobras, as tratativas ainda estão em curso e "qualquer entendimento entre as partes deverá ser submetido aos processos formais de aprovação, tanto na Petrobras quanto no Governo Federal.

Recentemente, o CEO da Petrobras, Pedro Parente, afirmou ser possível fechar um acordo sobre a cessão onerosa neste mês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.