Descrição de chapéu Argentina Maurício Macri

Para não perder reais, quatro perguntas e respostas sobre a alta do dólar

Diante da valorização da moeda, o que é essencial saber agora sobre o assunto

São Paulo

Diante de mais um dia de valorização da moeda, o que todo mundo precisa saber para não perder seus reais.

1. Por que o dólar está subindo?

A forte valorização do dólar nos últimos dias responde à recuperação da economia americana e possíveis efeitos disso sobre a inflação. O recente aumento das cotações do petróleo também pode pressionar os preços nos EUA.


Para conter expectativas de mais inflação, o Banco Central americano pode subir os juros mais do que o esperado, o que atrairia investimento para títulos da dívida americana. Isso retira recursos de emergentes — o que causa alta do dólar. A pressão sobre as cotações varia de acordo com a situação econômica de cada país. A Argentina, mais frágil, sente mais do que o Brasil. 

2. Qual a melhor forma de comprar moeda?
Quem tem viagem marcada até o final do ano deve dividir o valor pelo número de semanas ou meses que restam até o passeio. Aí é só comprar um pouco de cada vez. Assim, o turista faz uma cotação média, diluindo eventuais altas fortes do dólar.

3. Vale a pena usar o cartão de crédito e postergar o pagamento?
Não, pois não existe perspectiva de queda nas próximas semanas. Além do fator externo, há a incerteza sobre o cenário eleitoral brasileiro, responsável pela alta nesta segunda-feira (14), por exemplo. 

4 - Já houve impacto? 
Passagens aéreas e hotéis no exterior estão mais caros por causa da cotação. Mas ainda não há sinais de repasse da alta para a economia interna.

 
 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.