Descrição de chapéu mídia jornalismo

BuzzFeed fecha operação na França

Decisão é resultado de incertezas sobre potencial de crescimento no mercado local

São Paulo

O site de notícias e entretenimento BuzzFeed, notório por textos e listas de grande potencial de viralização, deve fechar seu escritório na França.

O encerramento da operação local levará ao desligamento de 14 funcionários, segundo o jornal Le Monde.

A versão francesa do site americano foi lançada em novembro de 2013.

À Folha o BuzzFeed disse que mudanças na operação decorreriam da incerteza em relação ao potencial de crescimento no mercado francês.

reprodução da página do buzzfeed francês
Reprodução da página principal do Buzzfeed francês - Reprodução

"Estamos dando passos para reconsiderar nossa operação no país, levando em conta o caminho incerto para o crescimento no mercado local. Começamos um processo de consulta com o BuzzFeed da França e vamos avisar quando tivermos mais informações para compartilhar."

Outras operações do BuzzFeed não foram afetadas pelo corte.

"É extremamente violento para equipes que estão muito envolvidas neste projeto. Isso é completamente inesperado, não havia sinal de aviso. É uma decisão incompreensível ", disse no Twitter a jornalista do BuzzFeed Stéphane Jourdain.

Ao Le Monde, Cécile Dehesdin, editora-chefe do Buzzfeed, disse estar frustrada com a decisão após a equipe ter realizado um bom trabalho durante as eleições presidenciais de 2017, ter acabado de lançar uma seção dedicada a temas femininos e estar com audiência em alta.

"Estamos extremamente orgulhosos pelo trabalho que realizamos em quatro anos."

O BuzzFeed esperava ter faturamento global de US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,36 bilhão) em 2017, o que o colocaria no rumo de uma abertura de capital neste ano.

Porém, segundo reportagem do The Wall Street Journal publicada em novembro, os resultados da companhia estavam 20% abaixo do esperado, o que deve adiar os planos.

Como resultado das dificuldades de ampliar seu faturamento a partir da publicidade digital, a companhia demitiu cem funcionários em suas operações nos Estados Unidos e no Reino Unido no final do ano passado.

Sediado em Nova York, o BuzzFeed também tem escritórios em cidades como Londres, Berlim, Madri, Sydney, Mumbai, Tóquio, São Paulo, Cidade do México e Toronto.


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.