Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Daimler enfrenta Tesla e VW com novo caminhão elétrico de grande porte

Previsão é que modelo tenha autonomia para rodar 400 km sem recarga

Roger Nielsen, O CEO da Daimler Caminhões na América do Norte e o eCascadia, caminhão elétrico que a empresa vai lançar
Roger Nielsen, O CEO da Daimler Caminhões na América do Norte, apresenta o eCascadia em evento em Portland, nos EUA - Eric Johnson - 6.jun.18/Reuters
Portland e Frankfurt | Reuters

A Daimler divulgou nesta quarta-feira (6) um caminhão de grande porte totalmente elétrico que prometeu colocar em produção em 2021, com a montadora alemã se posicionando para desafiar as concorrentes europeias e norte-americanas, incluindo novatas como a Tesla.

Os compradores de caminhões preveem uma regulamentação global para reduzir a poluição e veem vantagens nos custos menores com combustível e manutenção dos veículos elétricos, mas uma mudança tecnológica da frota está longe de acontecer dados os desafios de custo, infraestrutura de recarga, alcance e da possibilidade de restrição da capacidade de carga devido ao peso das baterias.

O caminhão eCascadia da Daimler é um modelo de 18 rodas com um alcance de 400 quilômetros, que visa o mercado de distribuição regional e serviços portuários, enquanto o caminhão Semi da montadora Tesla —que deve ser produzido até 2020— será voltado para distâncias mais longas, com alcance de pouco mais de 800 quilômetros.

A Daimler também divulgou na véspera um modelo médio eM2 106, com alcance de até 370 quilômetros desenhado para distribuição local, como entregas de bebidas, que alguns analistas veem como o "alvo certo" para o mercado emergente de caminhões elétricos.

A Daimler disse que vai entregar um total de 30 protótipos dos dois modelos aos clientes ainda este ano para teste em campo e espera ter os caminhões em produção em 2021.

A empresa, como a maior fabricante de caminhões do mundo, tem muito a perder à medida que a competição por caminhões elétricos se intensifica.

A concorrente Navistar International, de Illinois, e sua parceira Volkswagen, que estão investindo US$ 1,7 bilhão em veículos elétricos, autônomos e sistemas em nuvem até 2022, planejam lançar seus próprios caminhões de médio porte nos Estados Unidos até o fim de 2019.

A Daimler, com valor de mercado de US$ 66,4 bilhões e mais conhecida por sua marca de luxo Mercedes-Benz, tem uma fatia de cerca de 40% do mercado norte-americano de caminhões pesados, de aproximadamente US$ 39 bilhões.

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