Warren Buffett terceiriza gestão de sua empresa de jornais

Editora Lee Enterprises cuidará de 30 publicações diárias e 47 semanais

Warren Buffett durante entrevista em Omaha
Warren Buffett durante entrevista em Omaha - Nati Harnik/Associated Press
São Paulo

O bilionário do mercado financeiro Warren Buffett decidiu terceirizar a gestão de seu negócio de jornais, a BH Media Group.

Para isso, contratou a Lee Enterprises, editora de Iowa dona de 46 jornais regionais nos Estados Unidos.

A Berkshire Hathaway, companhia de Buffett, seguirá como dona do grupo, enquanto a Lee poderá definir estratégias de negócios para impulsionar o crescimento das publicações.

A BH possui 30 jornais diários e 47 publicações semanais.

Seus títulos circulam em estados como Alabama, Iowa, Texas, Nebraska e Virgínia.

A Berkshire seguirá responsável pela gestão do Buffalo News, jornal adquirido pela Berkshire Hathaway em 1977. A publicação circula na região oeste do estado de Nova York e afirma atingir 400 mil leitores por dia.

Em comunicado da Lee Enterprises, Buffett disse amar jornais e o papel que eles exercem na sociedade. "Apesar dos desafios serem claros, acredito que podemos obter benefícios unindo esforços".

O contrato tem duração de cinco anos e prevê pagamento anual de US$ 5 milhões para a Lee, mais um percentual variável sobre os lucros obtidos.

Em fevereiro, o BH Media Group informou ter reduzido seu quadro profissional em 6%, ao demitir 140 pessoas e ter fechado outras 101 vagas. Em 2017, foram 289 demissões, que Buffet justificou dizendo que o crescimento do faturamento digital das publicações não compensou as perdas nas edições impressas.

Em maio, Buffett disse em evento para investidores de sua companhia que apenas os jornais The New York Times, The Wall Street Journal e Washington Post conseguiram criar um produto digital capaz de compensar a perda de faturamento nos jornais impressos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.