BC autoriza sistema de registro de duplicatas para ter crédito mais barato

O Banco Central vem implementando medidas para reduzir o custo do crédito no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | Reuters

Banco Central anunciou nesta sexta-feira (3) que autorizou o funcionamento do sistema de registro de direitos creditórios representados por duplicatas (títulos de dívidas), no âmbito de medidas que vem implementando para reduzir o custo de crédito no país.

O sistema é operado pela Central de Recebíveis S.A (Cerc) e tem por finalidade registrar duplicatas adquiridas ou utilizadas como garantia pelas instituições financeiras, informou o BC em nota.

"O novo sistema aumenta a segurança, a confiabilidade e a qualidade na utilização de recebíveis comerciais como lastro em operações de crédito. Os recebíveis comerciais são instrumentos para obtenção de fonte de financiamento, principalmente para pequenas e médias empresas", disse.

"Tal sistema de registro aumenta os controles da qualidade da informação relativa a esses recebíveis e agrega mecanismo de verificação de sua existência e autenticidade, reduzindo riscos e custos para os participantes do mercado", acrescentou o BC.

A autoridade monetária vem promovendo ajustes em uma série de regras para tentar diminuir custos marginais das operações de crédito pelo aumento das garantias e da qualidade das informações prestadas.

Nesse sentido, o BC também se empenha para aprovação pelo Congresso Nacional do cadastro positivo, buscando fazer com que, com o histórico de crédito dos clientes em mãos, as instituições possam personalizar as condições dos financiamentos, beneficiando os bons pagadores com taxas mais baixas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.