Inadimplência de contas básicas atinge 3 milhões de idosos, afirma Serasa

Aposentados comprometem a renda com empréstimos consignados para família, diz economista

Cristiane Gercina
São Paulo

Ao menos 3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos não conseguem pagar as contas básicas, como as de água, luz e gás, segundo pesquisa da Serasa Experian.

Eles são pouco mais de um terço dos 8,8 milhões de consumidores idosos que estão endividados. Ao todo, o país registrou, em julho, 61,6 milhões de inadimplentes.

As dificuldades dos mais velhos em pagar contas básicas podem ser explicadas, segundo especialistas, pelo alto desemprego e porque, nessa idade, consumidores não se enrolam tanto com bancos, como ocorre com os mais jovens.

Além disso, os economistas da Serasa apontam que, com a retomada da economia em ritmo lento, aposentados e pensionistas estão comprometendo a renda com empréstimos consignados para ajudar as famílias, o que diminui ainda mais a capacidade de pagamento.

O estudo da Serasa revela que o total de inadimplentes a partir dos 61 anos cresceu 10% na comparação com julho de 2017, quando o país tinha 8 milhões de consumidores com essa idade endividados. Ao todo, essa população deve R$ 41,1 bilhões e o valor médio do débito é de R$ 4.668.

Há 3,4 dívidas por idoso, o que soma 30,1 milhões de débitos. No índice geral, considerando os inadimplentes com até 60 anos, 28,5% têm dívidas com bancos e com cartões. 

Esse é o tipo de débito mais comum para essa população. 

As contas básicas ficam em segundo lugar, como principal motivo do endividamento para 19,40%.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.