Erdogan diz que a Turquia vai superar os ataques à economia

Presidente turco disse que os EUA escolheram caminho errado ao optarem por ameaças e chantagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ancara (Turquia) | Reuters

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira (1º) que as flutuações da lira não refletem a realidade econômica e que a Turquia está à beira de superar o que descreveu como ataques à economia.

Segundo ele, as incertezas causadas pelas flutuações da moeda turca, que caiu mais de 37% contra o dólar este ano, estão lentamente diminuindo, mas a Turquia vai monitorar de perto os problemas causados pela inflação e pela taxa de juros.

Em um discurso a uma nova sessão do Parlamento, Erdogan também disse que a economia da Turquia está se reequilibrando. Ele disse esperar que as relações tensas com os Estados Unidos, que levaram Washington a impor sanções e aumentar as tarifas, melhorem em breve.

Erdogan ainda afirmou que a Turquia não vai fazer concessões em relação à disciplina orçamentária ou abrir mão das regras de livre mercado, e que busca atrair investimento estrangeiro.

Caminho errado

Ainda nesta terça, Erdogan disse que os Estados Unidos escolheram o caminho errado ao optarem por ameaças e chantagens em vez do diálogo, e disse ser impossível para qualquer país confiar atualmente em Washington.

Em discurso durante sessão de abertura do Parlamento, Erdogan disse que os Estados Unidos perderam credibilidade ao participar de guerras comerciais globais.

Ancara e Washington têm estado envolvidos em uma rixa diplomática devido ao julgamento do pastor norte-americano Andrew Brunson, que está preso na Turquia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.