Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça? Com esta pergunta em mente, pesquisadores do Datafolha cruzaram os lugares mais longínquos do Brasil de avião, ônibus, carro, barco e mototáxi. E, é claro, a pé.
As respostas a essa e outras questões serão publicadas na 28ª edição da Folha Top of Mind, no próximo dia 31.
A revista circulará, gratuitamente, com a Folha, em todo o território nacional.
Além da edição impressa da Folha Top of Mind, o leitor poderá acompanhar reportagens, fotos e vídeos no site da publicação, que entrará no ar na véspera, na noite de terça-feira (30), no seguinte endereço: folha.com/top-of-mind.
Os resultados da pesquisa nacional feita pelo Datafolha irão revelar os nomes das marcas mais citadas pelos brasileiros em 61 categorias de serviços e produtos, em áreas como alimentação, saúde, compras, transporte, finanças e turismo, entre outras.
Para chegar aos resultados, 243 profissionais do Datafolha percorreram 199 municípios em todo o Brasil. Eles entrevistaram 6.670 pessoas.
Segundo Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, os municípios são sorteados de acordo com a região geográfica, sua natureza (região metropolitana ou interior) e seu porte (tamanho da população).
"O alcance e distribuição da amostra do Top of Mind representa toda a população brasileira e todas as classes socioeconômicas", diz.
Isso permite análises precisas e completas sobre a evolução do conhecimento de marcas, afirma Paulino.
Considerada a maior pesquisa do gênero do país —e uma das maiores do mundo—, o Top of Mind "é a base dos estudos de saúde de marca", diz o diretor-geral do instituto.
Para ele, o principal papel de um levantamento deste porte é analisar a evolução do conhecimento de marcas.
"É também uma métrica de eficácia para campanhas de comunicação: além de medir o quanto determinada marca passa a ser conhecida conforme sua exposição, identifica ruídos e pontos a serem corrigidos", acrescenta.
O estudo do Datafolha é aguardado tanto pelas empresas quanto pelas agências de publicidade.
Segundo associações do mercado publicitário, a pesquisa, realizada desde 1991 e sempre divulgada em outubro, é uma espécie de termômetro, que ajuda a avaliar a comunicação de uma empresa, assim como a direcionar futuras ações de marketing.
"Ela é o resultado de um trabalho em que as agências de publicidade e os anunciantes avaliam se tiveram a trajetória e a estratégia corretas", explica Ênio Vergeiro, presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda. Diz ele: "A cada edição, você tem uma bússola do que fazer no futuro".
Vergeiro também afirma que estudos de mercado geralmente investigam apenas contextos gerais, sem uma periodicidade definida. O do Datafolha, contudo, difere-se:
"Temos pesquisas e ferramentas do tipo, mas o Top of Mind coloca o nome das marcas e consegue falar diretamente com o consumidor".
O levantamento tem ainda outro diferencial: ele é feito pessoalmente com os entrevistados.
Seus resultados são divididos por idade, sexo, região, classe econômica e escolaridade.
Essas informações auxiliam agências e empresas a identificar o público com o qual a marca deve dialogar e o local onde deve fortalecer sua presença, na avaliação de Vergeiro.
"Os dados revelam zonas de melhoria que podem ser corrigidas para manter a liderança ou se aproximar dos líderes", completa Marco Frade, presidente do comitê de mídia da Associação Brasileira de Anunciantes.
Ser o mais lembrado se traduz em engajamento com o público e ainda em uma maior participação no mercado.
"Estar presente na mente dos consumidores, sendo citada espontaneamente, confere relevância à marca e estabelece novos desafios em um mercado volátil", completa Frade.
Antes de os resultados virem a público, o leitor pode conferir os bastidores das principais agências de publicidade do país, que compartilharam fotos e vídeos de suas criações no Instagram da publicação especial (instagram.com/folhatopofmind).
A festa de premiação da Folha Top of Mind será no próximo dia 30, no Tom Brasil, zona sul de São Paulo, apenas para convidados.
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