Pesquisa Folha Top of Mind chega à 28ª edição

Levantamento sobre marcas mais lembradas do país circulará no dia 31

Nathalia Durval
São Paulo

Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça? Com esta pergunta em mente, pesquisadores do Datafolha cruzaram os lugares mais longínquos do Brasil de avião, ônibus, carro, barco e mototáxi. E, é claro, a pé.

As respostas a essa e outras questões serão publicadas na 28ª edição da Folha Top of Mind, no próximo dia 31.

A revista circulará, gratuitamente, com a Folha, em todo o território nacional.

Além da edição impressa da Folha Top of Mind, o leitor poderá acompanhar reportagens, fotos e vídeos no site da publicação, que entrará no ar na véspera, na noite de terça-feira (30), no seguinte endereço: folha.com/top-of-mind.

Os resultados da pesquisa nacional feita pelo Datafolha irão revelar os nomes das marcas mais citadas pelos brasileiros em 61 categorias de serviços e produtos, em áreas como alimentação, saúde, compras, transporte, finanças e turismo, entre outras.

Para chegar aos resultados, 243 profissionais do Datafolha percorreram 199 municípios em todo o Brasil. Eles entrevistaram 6.670 pessoas.

Segundo Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, os municípios são sorteados de acordo com a região geográfica, sua natureza (região metropolitana ou interior) e seu porte (tamanho da população).

"O alcance e distribuição da amostra do Top of Mind representa toda a população brasileira e todas as classes socioeconômicas", diz.

Isso permite análises precisas e completas sobre a evolução do conhecimento de marcas, afirma Paulino.

Considerada a maior pesquisa do gênero do país —e uma das maiores do mundo—, o Top of Mind "é a base dos estudos de saúde de marca", diz o diretor-geral do instituto.

Para ele, o principal papel de um levantamento deste porte é analisar a evolução do conhecimento de marcas.

"É também uma métrica de eficácia para campanhas de comunicação: além de medir o quanto determinada marca passa a ser conhecida conforme sua exposição, identifica ruídos e pontos a serem corrigidos", acrescenta.

O estudo do Datafolha é aguardado tanto pelas empresas quanto pelas agências de publicidade.

Segundo associações do mercado publicitário, a pesquisa, realizada desde 1991 e sempre divulgada em outubro, é uma espécie de termômetro, que ajuda a avaliar a comunicação de uma empresa, assim como a direcionar futuras ações de marketing.

"Ela é o resultado de um trabalho em que as agências de publicidade e os anunciantes avaliam se tiveram a trajetória e a estratégia corretas", explica Ênio Vergeiro, presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda. Diz ele: "A cada edição, você tem uma bússola do que fazer no futuro".

Vergeiro também afirma que estudos de mercado geralmente investigam apenas contextos gerais, sem uma periodicidade definida. O do Datafolha, contudo, difere-se:

"Temos pesquisas e ferramentas do tipo, mas o Top of Mind coloca o nome das marcas e consegue falar diretamente com o consumidor".

O levantamento tem ainda outro diferencial: ele é feito pessoalmente com os entrevistados.

Seus resultados são divididos por idade, sexo, região, classe econômica e escolaridade.

Essas informações auxiliam agências e empresas a identificar o público com o qual a marca deve dialogar e o local onde deve fortalecer sua presença, na avaliação de Vergeiro.

"Os dados revelam zonas de melhoria que podem ser corrigidas para manter a liderança ou se aproximar dos líderes", completa Marco Frade, presidente do comitê de mídia da Associação Brasileira de Anunciantes.

Ser o mais lembrado se traduz em engajamento com o público e ainda em uma maior participação no mercado.

"Estar presente na mente dos consumidores, sendo citada espontaneamente, confere relevância à marca e estabelece novos desafios em um mercado volátil", completa Frade.

Antes de os resultados virem a público, o leitor pode conferir os bastidores das principais agências de publicidade do país, que compartilharam fotos e vídeos de suas criações no Instagram da publicação especial (instagram.com/folhatopofmind).

A festa de premiação da Folha Top of Mind será no próximo dia 30, no Tom Brasil, zona sul de São Paulo, apenas para convidados.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.