Descrição de chapéu Consumo Consciente

Você é um consumidor consciente?

No dia dedicado ao tema, descubra seu perfil e obtenha dicas de boas práticas para a sustentabilidade

Mara Gama
São Paulo

Com hábitos de consumo e seu poder de escolha, cada cidadão pode influenciar a favor de produtos e serviços melhores, atuar para a proteção do planeta e da sociedade e minimizar impactos negativos de suas atividades. Essa é a tese do consumo consciente. Desde 2009, o dia 15 de outubro é dedicado ao tema.

A celebração surgiu como uma mobilização de consumidores de 33 países, em 2008, e foi instituída no ano seguinte pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no país. A data pretende despertar a consciência para os problemas sociais, econômicos e ambientais causados por padrões insustentáveis de produção e pelo excesso de consumo.

Mas como saber o quanto as práticas diárias contribuem para a sustentabilidade do planeta? Quais são os pontos em que se pode melhorar? Para ajudar avaliar a consciência e os impactos que as ações causam no ambiente, o Instituto Akatu desenvolveu um teste, que pode ser acessado no seu site. 

Além de mostrar qual é seu perfil de consumo, o teste dá dicas para melhorar as práticas na direção da sustentabilidade
Além de mostrar qual é seu perfil de consumo, o teste dá dicas para melhorar as práticas na direção da sustentabilidade - Divulgação

Além de mostrar qual o perfil de consumo, o teste seleciona informações e dicas individualizadas para ajudar a melhorar as práticas na direção da sustentabilidade, em temas como Economia, Planejamento, Reúso e Reciclagem e Compras Sustentáveis. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.