Funcionários do BNDES respondem a Bolsonaro sobre 'caixa-preta'

Associação afirma que banco segue a lei e que é investigado há vários anos

São Paulo

Em resposta ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) divulgou nota na qual afirma que o banco "cumpre as normas previstas em lei" em relação ao sigilo bancário. 

Na quarta-feira (8), Bolsonaro afirmou que irá "abrir os sigilos bancários do BNDES na primeira semana de governo". Durante a campanha, o então candidato falou também sobre abrir a caixa-preta do BNDES.

De acordo com a nota dos funcionários, o BNDES "divulga suas operações de forma ampla e transparente, sem paralelo com qualquer outro banco" A associação afirma que todas as informações estão disponíveis no seu portal institucional.

Em entrevista a jornalistas, Bolsonaro disse: "o BNDES, da minha parte, vamos abrir todos os sigilos para vocês. Todos. Sem exceção".

0
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) fala com jornalistas na quarta-feira (7) após almoço com o presidente do STJ, João Otávio de Noronha - Pedro Ladeira - 11.jul.18/Folhapress

De acordo com a nota da associação, suas normas são previstas pela lei complementar 105, de 10/1/2001. "Não foi formulador, criador ou demandante", dizem.

Nesta quinta-feira (8), o presidente eleito afirmou no Twitter que irá abrir a "caixa-preta" do banco.  

“Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa-preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que foi feito com seu dinheiro nos últimos anos. Acredito que esse é um anseio de todos”, escreveu.

Na nota, a AFBNDES afirma que o banco presta contas ao Bacen, CVM, CGU e TCU.  E que "vem sendo investigado, há quatro anos, por diversos órgãos de controle e foi submetido à três CPIs, operação Lava Jato, operação Bullish, Comissões de Apuração Interna e auditoria independente". 

O comunicado finaliza afirmando que "até o momento" não há nenhuma evidência de corrupção.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.