Futuro presidente do Banco Central anuncia dois novos diretores

João Manoel Pinho de Mello deixa Fazenda pela Diretoria de Organização do Sistema Financeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Dois novos diretores do Banco Central foram anunciados nesta quinta-feira (13) pela equipe de transição do presidente Jair Bolsonaro. Eles assumem no ano que vem, junto com o futuro presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Os nomes de todos os indicados serão submetidos à sabatina do Senado e só depois disso poderão ser empossados. 

O economista João Manoel Pinho de Mello, atual secretário de política econômica e da advocacia da concorrência do Ministério da Fazenda, assumirá a Diretoria de Organização do Sistema Financeiro. Ele substituirá Sidnei Corrêa Marques, que deixa a função após oito anos no cargo. 

0
Roberto Campos Neto foi indicado por Jair Bolsonaro para ocupar a presidência do Banco Central - Agência O Globo
 

O economista Bruno Serra Fernandes foi indicado para a Diretoria de Política Monetária e substituirá Reinaldo Le Grazie, que estava há dois anos e meio na função. Le Grazie solicitou sua saída por razões pessoais e, segundo comunicado do Banco Central, terá seu pedido de exoneração enviado ao presidente Michel Temer. Ele deixa a função assim que o decreto presidencial for publicado.

Com isso, temporariamente, o atual diretor de Política Econômica, Carlos Viana de Carvalho, acumulará a diretoria de Política Monetária, à espera da sabatina de Bruno Serra Fernandes.

Já Sidnei Corrêa Marques permanecerá na diretoria de Organização do Sistema Financeiro até a chegada de João Manoel. 

Mestre em economia pela USP, Bruno Serra Fernandes é atualmente responsável pela mesa de operações de renda fixa do Itaú. 

João Manoel Pinho de Mello é mestre em economia pela PUC-Rio e PhD pela universidade americana de Stanford. Na Fazenda, foi um dos formuladores do cadastro positivo e da duplicata eletrônica. Ambos os projetos têm como objetivo aumentar as garantias concedidas aos credores, abrindo espaço para a redução do custo dos empréstimos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.