Metade dos iPhones já vendidos está em uso

A Apple planeja reduzir o preço de alguns modelos pela segunda vez na história de 12 anos do aparelho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Francisco

Mais da metade de todos os iPhones já vendidos —mais de 900 milhões de aparelhos— continua a ser usada hoje, revelou a Apple na terça-feira à noite (29).

O número sustenta a maior esperança da empresa de recuperar o aumento das receitas: que mais de 900 milhões de clientes fiéis continuarão gastando mais em aplicativos, assinaturas e acessórios antes de acabarem comprando outro iPhone.

Mas a estatística também revela o maior desafio da Apple —que as pessoas gostem tanto de usar seu iPhone atual que não queiram comprar um novo.

Tim Cook, presidente-executivo da Apple, admitiu que os clientes estão demorando mais para trocar seus smartphones do que nos primeiros tempos do iPhone, contribuindo para uma queda de 5% nas receitas em seu grande trimestre das festas de fim de ano.

“Criamos nossos produtos para durar o máximo possível”, disse Cook em uma teleconferência com analistas na terça à noite. Isso contribui para o alto nível de satisfação e lealdade dos consumidores da Apple, acrescentou ele, mesmo que dificulte para a empresa atingir as metas trimestrais de Wall Street.

“O ciclo médio [de renovação] se ampliou, não há dúvida sobre isso”, admitiu Cook.

“Para onde irá no futuro não sei, mas estou convencido de que fazer um ótimo produto de alta qualidade é a melhor coisa para o cliente.”

Cook precisa convencer os investidores disso para que Wall Street acredite que o pico do iPhone não significa necessariamente o pico da Apple.

Os resultados de terça-feira viram a Apple confirmar que a queda nas vendas de iPhones, especialmente acentuada na China, deverá continuar por vários meses, com as vendas caindo até 10%.

A Apple planeja reduzir o preço de alguns modelos do iPhone pela segunda vez na história de 12 anos do aparelho, fora dos Estados Unidos, para miminizar o impacto da valorização do dólar sobre moedas locais.

A estratégia é uma medida de contornar vendas fracas do iPhone, particularmente em mercados internacionais como a China.

Apple não informou que países vão ajustar os preços. Revendedores na China já começaram a cortar preços do aparelho no início deste mês, depois que a Apple reduziu projeção de vendas para o trimestre encerrado em dezembro.

A Apple não informou quando ou com que frequência poderá reajustar seus preços por causa de mudanças cambiais.

Financial Times, tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves, com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.