Anac suspende todas as operações da Avianca Brasil

Agência pede que passageiros com viagens marcadas não se desloquem para o aeroporto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu nesta sexta-feira (24) todas as operações da Avianca Brasil.

Em nota, a agência afirmou que os voos estão suspensos até que a empresa comprove capacidade operacional para manter as operações com segurança.

"Aos passageiros com voos para os próximos dias, a Anac recomenda que entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas."

A companhia aérea, que está em recuperação judicial desde dezembro de 2018 e perdeu a maior parte da sua frota de aviões na Justiça, vem enfrentando dificuldades para operar. 

Com a malha reduzida, a empresa passou a operar em apenas quatro aeroportos (Santos Dumont, Congonhas, Brasília e Salvador) e com cinco aviões. As dívidas arroladas em seu plano de recuperação judicial chagam a R$ 2,7 bilhões, e não incluem os débitos com empresas de leasing.

A companhia também não tem pago salários e benefícios dos funcionários, segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas). A empresa iniciou no dia 13 de maio um processo de demissões em massa, mas também não tem pago as rescisões dos cerca de 1.000 funcionários dispensados até o momento, segundo a entidade.

Os pilotos e comissários da aérea chegaram a iniciar uma greve nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont no dia 17 de maio. Suspenderam o ato no domingo (19) afirmando que a marca se beneficiava do movimento para cancelar voos deficitários, e retomaram a paralisação nesta sexta (24). Por determinação da Justiça, os empregados tinham que manter 60% das operações

Em nota, a Avianca informou que "está suspendendo temporariamente suas operações e reitera que está totalmente focada em dar continuidade ao seu plano de recuperação judicial".

A companhia afirmou que continuará cumprindo a resolução da Anac que estabelece condições para transporte aéreo ao atender os passageiros que tiveram seus voos cancelados. Informou ainda que "atua na busca de soluções para restabelecer a sua operação.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.