Huawei reavalia relacionamento com FedEx após pacotes serem desviados

Documentos enviados pelo grupo chinês foram parar na sede da empresa americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sijia Jiang
Hong Kong | Reuters

A Huawei afirmou nesta segunda-feira (27) que está revendo o relacionamento com a FedEx. Representantes do grupo chinês afirmaram à Reuters que a empresa americana desviou para os EUA dois pacotes enviados do Japão e endereçados à Huawei na China.

Os dois pacotes enviados em 19 e 20 de maio acabaram indo parar em Memphis, Tennessee, na sede da FedEx, na quinta-feira (23), segundo registros de rastreamento fornecidos pela Huawei.

Além disso, segundo a empresa chinesa houve outras duas tentativas de desvio de pacotes enviados do Vietnã para escritórios da companhia em outras partes da Ásia, tudo sem autorização.

A Huawei disse que os quatro pacotes continham documentos e nenhuma tecnologia, mas não deu mais detalhes sobre porque acredita que houve desvio. 

"As recentes experiências envolveram importantes documentos comerciais enviados via FedEx que não foram entregues no destino e, em vez disso, foram desviados para a FedEx nos EUA e isso mina nossa confiança", disse Joe Kelly, um porta-voz da Huawei. "Vamos agora ter de rever nossa logística e exigências sobre entrega de documentos como resultado direto destes incidentes".

Serviço de entrega da FedEx na Califórnia
Serviço de entrega da FedEx na Califórnia - Mike Blake/ Reuters

A Huawei reconheceu, entretanto, que um dos pacotes postado no Vietnã foi recebido na sexta-feira (24) e que outro estava a caminho, segundo registros de rastreamento.

A porta-voz da FedEx Maury Donahue afirmou que os pacotes foram "redirecionados por erro" e que a FedEx não recebeu pedidos de outras partes para desviá-los.

"Este é um incidente isolado e limitado a um número muito pequeno de encomendas", disse a FedEx, referindo-se aos quatro pacotes citados pela Huawei.

O Departamento de Comércio dos EUA não respondeu a pedido de comentário sobre se o incidente poderia estar ligado à ação de incluir a Huawei numa lista negra comercial que impede a companhia de comprar produtos de grupos norte-americanos sem aprovação de Washington.

Os dois pacotes que saíram de Hanoi em 17 de maio, destinados aos escritórios da Huawei em Hong Kong e Cingapura, ficaram em postos da FedEx nas duas cidades quando chegaram em 21 de maio. A eles foi atribuída a expressão "exception" (exceção).

Segundo o site da FedEx, a expressão "exception" significa que um evento inesperado impede a entrega de uma encomenda, por exemplo, um feriado ou quando não há alguém para receber o pacote. A FedEx não deu detalhes sobre a natureza das exceções.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.