Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Moeda única com Argentina é trava a aventuras socialistas no continente, diz Bolsonaro

Segundo a imprensa argentina, a moeda se chamaria peso real

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (7) que a criação de uma moeda única com a Argentina, ainda em estudo, pode ser uma trava a “aventuras socialistas” no continente.

Ele, contudo, baixou o tom sobre a paternidade da proposta. Declarou que as críticas à proposta são bem-vindas e, após afirmar que a conversa sobre a proposta realizada na quinta (6) era “um primeiro passo para um sonho”, disse que a proposta existe “desde 2011”, primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

“Essa proposta existe desde 2011, e Paulo Guedes mostrou-se interessado, juntamente com o governo da Argentina, a voltar a estudar essa questão. Rodrigo Maia e qualquer que tenha criticado, é um direito, é um dever, estamos num país livre. As críticas são muito bem vindas e nos alertam sobre a possibilidade de estarmos nos desviando do caminho certo”, disse o presidente.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou a proposta em uma rede social. "Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6? Inflação voltando? Espero que não."  

Bolsonaro usou, mais uma vez, o casamento para explicar os prós e contras da proposta.

“Uma nova moeda é como um casamento. Você ganha de um lado e perde de outro. Você às vezes quer ver o jogo o do Botafogo e não consegue porque sua esposa quer ir ao shopping. Mas, como num casamento, a gente mais ganha do que perde. Temos mais a ganhar do que perder. Com uma moeda única damos uma trava às aventuras socialistas que acontecem em alguns países da América do Sul”, disse ele.

Bolsonaro voltou a se referir como uma preocupação a possível vitória do grupo político da ex-presidente Cristina Kirchner nas eleições presidenciais argentinas em outubro. Mas disse que a eventual vitória dela não será uma ameaça ao Mercosul.

Cristina será candidata a vice-presidente na chapa que tem Alberto Fernandéz como candidato à Presidência.

Em encontro com empresários no fim da tarde desta quinta-feira (6), em Buenos Aires, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes falaram sobre um plano ainda incipiente de criar uma moeda única para Brasil e Argentina.

O tema já teria sido discutido com o ministro da Economia de Mauricio Macri e idealizador do plano, Nicolás Dujovne. 

Desde a criação do Mercosul, os países do bloco mencionam a possibilidade da criação de uma moeda comum, mas nenhuma iniciativa nesse sentido foi concretizada devido às diferenças de políticas cambiais dos membros.​

Segundo a imprensa argentina, a moeda se chamaria "peso real".

O Banco Central brasileiro negou haver planos para uma moeda comum. Em nota divulgada na noite de quinta-feira (7), a instituição afirmou que "não tem projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina".

Bolsonaro disse que a proposta, inicialmente, envolve apenas a Argentina. Mas pode, no futuro, incluir novos países. ​”Uma família começa com duas pessoas. A ideia foi lançada na Argentina. O que eu vi o Paulo Guedes dizer é que gostaria de que outros países se preocupassem com isso e, quem sabe, fazer uma moeda única na América do Sul", afirmou.

O longo caminho até uma moeda única

União Europeia levou décadas para implementar o euro

1958 - Comunidade Econômica Europeia
A Comunidade Econômica Europeia é fundada treze anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial e foi o embrião da União Europeia (UE). Começou com seis países e tinha como objetivo reduzir as chances de conflitos criando dependência econômica entre os Estados-membro.

1979 - Lançamento do Sistema Monetário Europeu
Crises que atravessaram a década de 1970, como a do petróleo, em 1973, desafiaram as tentativas de estabilização econômica no pós-guerra. A resposta da União Europeia foi o Sistema Monetário Europeu (SME), que limitava as taxas de câmbio das moedas dos países de modo a evitar grandes flutuações entre elas.

1988 - Conselho Europeu confirma união monetária
Após quase uma década do SME, a UE decide pela União Econômica e Monetária (UEM). Um comitê ficou responsável por estudar e propor um plano para a unificação da moeda, o que foi feito em três etapas ao longo da década de 1990.

1991 - Tratado de Maastrich
O Tratado da União Europeia, aprovado em 1991 na cidade de Maastrich, determinou o que seria necessário para instituir a moeda única e estabeleceu a cidadania europeia, que permite a livre circulação e residência entre os cidadãos europeus de países da UE.

2002 - Euro entra em circulação
A circulação das moedas e notas de euro começou em 1º de janeiro de 2002, três anos depois de seu lançamento. Entre 1999 e 2002, a moeda era usada para pagamentos eletrônicos. Doze países da UE aderiram ao euro na época. Hoje o euro é a moeda oficial de 19 dos 28 Estados-membro.

Fontes: Banco Central Europeu e União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.