Descrição de chapéu Lava Jato

BTG despenca na Bolsa após banco ser alvo de busca e apreensão

André Esteves é investigado por operações irregulares com a Petrobras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​​As units, grupo de ações, do BTG Pactual despencaram na Bolsa brasileira após o fundador e sócio do banco, André Esteves, ser alvo de mandado de busca e apreensão da 64ª fase da operação Lava Jato. A operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (23) e inclui a ex-presidentes da Petrobras, Graça Foster.

Os papéis do BTG caíram mais de 15% na Bolsa. Fecharam em baixa de 15,19%, a R$ 56,99.

 André Esteves da BTG Pactual
Units do BTG Pactual despencam depois que dono do banco, André Esteves, foi alvo de mandado de busca e apreensão da Lava Jato - Folhapress

Ambos são investigados pela venda de ativos da Petrobras na África para o banco, em 2013, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Segundo a investigação, os ativos podem ter sido subfaturados na venda, favorecendo o BTG.

Outra frente de investigação vem do relato de Antonio Palocci. Em delação premiada, o ex-ministro petista contou que André Esteves teria acertado com o também ex-ministro Guido Mantega o repasse de R$ 15 milhões para garantir privilégios ao BTG Pactual no projeto das sondas do pré-sal da Petrobras. 

O banco confirmou que seus escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo foram alvos de operações de busca e apreensão pela Polícia Federal e disse que está colaborando com as investigações para que tudo seja esclarecido o mais rápido possível.

"Os fatos da referida busca e apreensão foram objeto da investigação independente conduzida por um comitê especial cuja conclusão indicou não existir indícios para concluir que as alegações de prática de atos ilícitos sejam críveis, fidedignas ou fundamentadas em provas concretas", informou a instituição via comunicado.

O BTG também afirmou que o banco opera normalmente.

A operação ocorre poucos mais de um mês após Esteves pedir autorização ao Banco Central para retomar uma participação de 61,6%, na G7 Holding, veículo onde estão agrupados os maiores sócios da instituição.​

(Com Reuters)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.