Procuradores alemães indiciam executivos da Volkswagen por fraude de emissões

Acusados agiram intencionalmente ao não informar os investidores sobre o impacto financeiro de escândalo, disse Procuradoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frankfurt (Alemanha)

Procuradores alemães apresentaram acusações criminais de manipulação do mercado de ações contra o presidente da Volkswagen, Herbert Diess, o ex-presidente Martin Winterkorn e o presidente do conselho, Hans Dieter Poetsch, devido ao escândalo da fraude de emissões de poluentes da montadora.

Os acusados agiram intencionalmente ao não informar os investidores a tempo sobre o impacto financeiro do escândalo, disse a Procuradoria de Braunschweig, cidade do norte da Alemanha, nesta terça-feira (24).

Herbert Diess, presidente-executivo da Volkswagen, na apresentação de carro elétrico no salão de automóveis de Frankfurt
Herbert Diess, presidente-executivo da Volkswagen, na apresentação de carro elétrico no salão de automóveis de Frankfurt - Wolfgang Rattay - 13.set.2019/Reuters

Existem processos em andamento devido à admissão da empresa, em 2015, de que usou um software de controle de motores ilegal para burlar testes de emissões de poluentes. O indiciamento dos procuradores de Braunschweig é parte de uma investida legal separada para julgar executivos devido a alegações de que adiaram a revelação do escândalo aos investidores.

O advogado de Diess disse em um comunicado que o presidente-executivo não poderia ter previsto a reação negativa do mercado financeiro e que continuará em seu cargo sem impedimentos.

Winterkorn renunciou dias após o surgimento do escândalo. No início de 2017, ele disse a parlamentares alemães que não soube da fraude antes de a VW admiti-la oficialmente.

As ações da empresa perderam 37% do valor nos dias seguintes à irrupção do escândalo. Se os investidores tivessem sabido sobre a fraude da VW, poderiam ter vendido as ações mais cedo ou evitado fazer aquisições, argumentaram os demandantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.