Descrição de chapéu Coronavírus

British Airways prevê 12 mil demissões devido ao coronavírus

Grupo avalia que tráfego aéreo levará muito tempo para retornar ao normal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

A companhia aérea British Airways, parceira da Iberia no International Airlines Group, prevê o corte de até 12 mil empregos devido ao impacto da pandemia de coronavírus, anunciou o IAG nesta terça-feira(28).

O grupo, que também é proprietário da Vueling entre outras empresas, afirmo ter tomado a decisão, considerando que o tráfego aéreo levará muito tempo para retornar ao normal.

"À luz do impacto da Covid-19 nas operações atuais e da expectativa de que a recuperação da demanda de passageiros aos níveis de 2019 levará vários anos, a British Airways está notificando formalmente seus sindicatos sobre o programa de reestruturação e demissão", afirmou um comunicado.

"As propostas ainda estão em consulta, mas é provável que afetem a maioria dos funcionários da Airways e podem resultar na demissão de até 12 mil deles", afirmou.

A atividade de companhias aéreas está praticamente paralisada devido ao confinamento e fechamento de fronteiras em muitos países.

A British Airways havia chegado a um acordo com o sindicato Unite para colocar de imediato 50% de seu pessoal em desemprego parcial —um mecanismo no qual o governo britânico cobre 80% dos salários até o teto de 2.500 libras por mês— para evitar demissões durante a crise sanitária.

A medida afetou 22.600 dos 45.000 funcionários da companhia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.