Descrição de chapéu Coronavírus

IBGE cria pesquisa para monitorar casos de coronavírus

Estudo também avaliará oferta e demanda de serviços de saúde pública e os efeitos da doença no mercado de trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Ministério da Saúde fecharam parceria para criar uma pesquisa para monitorar a expansão dos casos de Covid-19 e seus efeitos no mercado de trabalho. A pesquisa vai avaliar também a demanda e oferta de serviços de saúde pública.

Segundo a instituição, a coleta de dados será feita por telefone com o mesmo grupo de entrevistados por um período de três meses. A pesquisa foi batizada de Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar) Covid.

"A pesquisa vai mostrar o percentual da população brasileira com sintomas de Covid, se buscou atendimento e, se foi internada, quais os procedimentos adotados", diz o diretor adjunto de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo. Será um questionário curto para investigar se as pessoas apresentam sintomas.

Em nota divulgada pelo IBGE nesta quinta (2), Azeredo diz dos objetivos é identificar o comportamento da população, diante do ineditismo do cenário e do crescimento dos casos de contaminação.

Com relação ao mercado de trabalho, o IBGE vai fazer um levantamento também do número de pessoas em home office, quantas horas estão trabalhando e da informalidade, com o objetivo de avaliar como a pandemia modificou o trabalho no Brasil.

"Vamos investigar se a pessoa está na força de trabalho, se a pandemia a jogou para fora da força de trabalho", afirmou o diretor adjunto do IBGE. O instituto pede apoio da população para atender os os entrevistadores. Os resultados, diz, ajudarão o governo a formular políticas pública.

"A população tem que ter ciência de que é importante atender os pesquisadores do IBGE para que o Brasil conheça qual a prevalência de pessoas com sintomas, pois estamos num período de avanço da doença", afirma Azeredo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.