Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Biden pode enfrentar pressão para reformular BC dos EUA em seu primeiro ano

Democrata terá de avaliar apelos dos progressistas por uma mudança mais ampla no Fed

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

A política monetária dos Estados Unidos não será uma preocupação prioritária para o presidente eleito Joe Biden conforme ele se prepara para assumir o cargo em janeiro, com o arsenal econômico do Federal Reserve já preparado contra a recessão em curso e para decisões sobre gastos federais mais urgentes para o próximo governo norte-americano.

Mas, ao longo de seu primeiro ano no cargo, Biden terá que decidir o quão profunda é a marca que deseja deixar no banco central dos EUA e, particularmente, ver se a pressão apresentada pelo chair do Fed, Jerome Powell, para que haja um redirecionamento do foco para o crescimento do emprego ganhou credibilidade suficiente entre os democratas.

Entre as considerações que o próximo presidente democrata terá de pesar estão os apelos dos progressistas por uma mudança mais ampla no Fed, dado que a plataforma do partido incluía reformas para tornar o banco central mais atento a questões como a desigualdade de riqueza racial, e se Powell é a figura certa para perseguir esse cenário.

A oposição a Powell também pode surgir daqueles que desejam uma regulamentação financeira mais rígida. A senadora democrata norte-americana Elizabeth Warren, agora uma voz importante em questões de regulamentação financeira, se opôs a sua nomeação em 2018.

À medida que ele equilibra as diferentes demandas daqueles que o levaram à vitória, Biden pode querer deixar sua própria marca no banco central quando o mandato de Powell como presidente do Fed terminar, em fevereiro de 2022, disse Vincent Reinhart, um ex-funcionário do Fed que agora é economista-chefe da Mellon's, destacando o extenso quadro de especialistas em política econômica dos democratas.

Entre eles, Lael Brainard, atual membro da diretoria do Fed, foi mencionada como uma possibilidade para substituir Powell ou se tornar a próxima secretária do Tesouro dos Estados Unidos. O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, o primeiro negro a comandar uma das filiais regionais do Fed, tornou-se uma voz influente dentro do sistema do banco central em questões de justiça econômica e, durante os anos de Biden como vice-presidente, foi secretário assistente do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.