Descrição de chapéu Caixin

Grandes fintechs chinesas poderão apresentar riscos sistêmicos, diz chefe de órgão regulador

China endurece a supervisão das atividades financeiras das gigantes tecnológicas, incluindo a suspensão do IPO do Ant Group

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Caixin

O principal órgão de vigilância dos bancos da China disse que os reguladores devem "tomar medidas oportunas e dirigidas para evitar novos riscos sistêmicos" representados pelas atividades de fintech das gigantes tecnológicas, semanas depois de ser lançada uma série de novas e duras regras para o setor.

Os reguladores financeiros estarão observando companhias fintech "grandes demais para falir", disse Guo Shuqing, chefe do Partido Comunista no Banco Popular da China, em um vídeo divulgado no Festival Fintech de Singapura 2020.

Logo do Ant Group
Logo do Ant Group; o principal órgão de vigilância dos bancos da China disse que os reguladores devem "tomar medidas oportunas e dirigidas para evitar novos riscos sistêmicos" representados pelas atividades de fintech das gigantes tecnológicas - REUTERS/Aly Song

"O mercado de micropagamentos está dominado por algumas poucas companhias tecnológicas. Elas têm a característica de ser uma infraestrutura financeira chave com interesse público em jogo. Além disso, algumas big techs operam empresas intersetoriais, com atividades financeiras e tecnológicas sob o mesmo teto. É necessário acompanhar de perto os efeitos colaterais desses riscos complexos", dizia o texto do discurso publicado no site da Comissão Regulatória de Seguros e Bancos da China (CBIRC na sigla em inglês). Guo também é o presidente da entidade.

O discurso de Guo é o último aviso sobre os riscos representados pelas fintech enquanto os políticos endurecem a supervisão das atividades financeiras das gigantes tecnológicas, incluindo a drástica suspensão da que seria o IPO recorde pelo Ant Group, do bilionário Jack Ma.

Depois que Ma disse, no fim de outubro, que as regulamentações financeiras da China impedem a inovação, surgiu um debate sobre como os reguladores financeiros devem regular adequadamente as companhias fintech.

Em 31 de outubro, a Comissão de Desenvolvimento e Estabilidade Financeira, de nível ministerial, disse que "todas as atividades financeiras" deveriam ser submetidas a supervisão financeira, para protegê-las contra riscos.

Isso abriu caminho para uma série de ações regulatórias com o objetivo de controlar riscos no setor de fintech, incluindo um regulamento radical proposto pelo banco central e o CBIRC, em 2 de novembro, que define critérios mais rígidos para uma série de métricas operacionais e financeiras de microcredores online, como seus níveis de alavancagem.

Em 3 de novembro, o IPO dupla de mais de US$ 30 bilhões do Ant Group em Xangai e Hong Kong foi suspensa. Muitos analistas preveem que as novas regras vão prejudicar o crescimento dos negócios do Ant Group porque o microcrédito online com alta alavancagem é uma grande parte de suas receitas.

O especialista financeiro Zhou Jueshuo disse, em artigo publicado no jornal apoiado pelo banco central Financial News, que as grandes companhias tecnológicas têm um grande número de clientes e geralmente não são cobertas por instituições financeiras tradicionais e carecem de conhecimento financeiro, por isso, "quando há grandes flutuações no mercado ou quando a condição do mercado é invertida, elas tendem a um comportamento de grupo irracional", criando riscos financeiros sistêmicos.

Zhou também advertiu sobre os riscos representados por problemas de dados nas firmas fintech. Guo disse em seu discurso que os reguladores estão trabalhando em regulamentos de dados financeiros para conter vazamentos e abusos.

Guo também pediu regras mais claras sobre propriedade de dados para proteger os interesses de diferentes atores no mercado. As gigantes tech têm o controle de fato dos dados, e é necessário esclarecer os direitos aos dados de diferentes partes o mais depressa possível, disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.