Nova rede social dispara após participação de Elon Musk

Convites para o app Clubhouse, baseado em áudios, são vendidos no Reddit, eBay e Craigslist

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Jane Lanhee Lee Elizabeth Culliford Krystal Hu
Las Vegas | Reuters

Uma inesperada conversa entre o bilionário da tecnologia Elon Musk e o presidente-executivo do aplicativo de investimentos Robinhood, Vlad Tenev, na Clubhouse, ajudou a impulsionar a popularidade da nova rede social baseada em áudio e iniciou uma corrida por convites de acesso ao serviço exclusivo.

A interação entre os dois empresários na plataforma no domingo (31) veio em meio a um intenso interesse por notícias sobre o Robinhood, o aplicativo envolvido em uma feroz batalha no mercado de ações entre investidores de varejo e grandes fundos de Wall Street.

A demanda por convites para o Clubhouse —membros podem convidar um número limitado de amigos durante o período de pré-lançamento— é tão grande que o mercado para eles cresceu em plataformas como Reddit, eBay e Craigslist.

Conversa de Elon Musk com presidente do Robinhood impulsiona popularidade do aplicativo Clubhouse - Brendan Smialowski - 1.jul.2020/AFP

Na China, os convites estão sendo vendidos no marketplace de produtos usados Idle Fish, do Alibaba, embora o Clubhouse não esteja disponível na loja de aplicativos da Apple naquele país.

Na terça-feira (2), a empresa de análise de dados Sensor Tower disse que havia cerca de 3,6 milhões de instalações do aplicativo em todo o mundo —disponível apenas para iPhone— com 1,1 milhão de instalações nos últimos seis dias.

Investidores estão tão famintos por uma participação no aplicativo que, em um momento na segunda-feira (1º), as ações do Clubhouse Media Group CMGR.PK, que é de uma empresa não relacionada ao aplicativo, eram negociadas em alta de 117%.

A empresa chinesa de tecnologia Agora API.O, listada na Nasdaq, viu suas ações saltarem 30% em meio a reportagens de que pode ser uma parceira de tecnologia do Clubhouse. A Agora se recusou a comentar, enquanto uma porta-voz do Clubhouse se recusou a responder questões sobre parceiros de tecnologia.

A última rodada de financiamento da empresa sediada em São Francisco em 24 de janeiro avaliou a companhia em US$ 1 bilhão, disse uma fonte familiarizada com o assunto. O investimento foi liderado pela Andreessen Horowitz, uma empresa de capital de risco do Vale do Silício.

Em meio à sua popularidade, o Clubhouse também atraiu reações daqueles que criticam a natureza privada das conversas do aplicativo, como a que ocorreu entre Musk e Tenev.

Jessica Lessin, editora-chefe do veículo jornalístico de tecnologia "The Information" publicou no Twitter que Marc Andreessen, sócio-fundador da Andreessen Horowitz, que também investiu no Robinhood, impediu muitos repórteres de ouvir a conversa.

A conversa entre Musk e Tenev ocorreu em um evento regular do Clubhouse chamado "The Good Time Show”.

A Andreessen Horowitz não respondeu ao pedido da Reuters para comentar o assunto.

No entanto, o presidente-executivo do Clubhouse, Paul Davidson, disse à Bloomberg TV na segunda-feira (1º) que os anfitriões do evento poderiam escolher quem tem permissão para ouvir, ressaltando as preocupações sobre a natureza privada do aplicativo.

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