PIB do Reino Unido cai 9,9% em 2020, maior queda em mais de 300 anos

Economia cresce 1,0% entre outubro e dezembro e evita recessão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

A economia do Reino Unido despencou 9,9% em 2020, maior contração anual da produção em mais de 300 anos.

Apesar do resultado ruim no ano, a alta de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) observada no último trimestre evitou uma recessão, além de indicar uma recuperação para 2021.

O resultado entre outubro e dezembro ficou no topo da faixa das previsões por economistas em pesquisa da agência de notícias Reuters.

Isso torna provável que o Reino Unido escape de dois trimestres de contração –definição padrão de recessão na Europa– mesmo que a economia encolha com força no início de 2021 devido aos efeitos de um terceiro lockdown.

O primeiro ministro britânico Boris Johnson durante entrevista coletiva em Downing Street, Londres - Justin Tallis - 26.jan.2021//AFP

"Quando as restrições forem aliviadas, continuamos a esperar uma recuperação vigorosa da economia", disse Dean Turner, economista do UBS Global Wealth Management.

A economia britânica cresceu 1,2% em dezembro apenas, após queda de 2,3% em novembro, quando havia lockdown parcial, deixando a produção 6,3% abaixo do nível de fevereiro, antes do início da pandemia, disse a Agência Nacional de Estatísticas.

Entretanto, o banco central britânico prevê que a economia vai encolher 4% nos três primeiros meses de 2021 devido a um novo lockdown e ao Brexit.

"Os dados de hoje mostram que a economia passou por um choque sério como resultado da pandemia, que tem sido sentida por países em todo o mundo", disse o ministro das Finanças, Rishi Sunak.

A contração da produção no ano passado foi a maior desde que os registros modernos oficiais começaram após a Segunda Guerra Mundial. Dados históricos de mais longo prazo do Banco da Inglaterra sugerem que foi a maior queda desde 1709.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.