Descrição de chapéu mídia

AT&T negocia com Discovery criação de gigante do streaming de US$ 150 bi

Negócio reuniria marcas como HBO Max, CNN, Discovery Plus e Animal Planet para disputar mercado com Netflix e Disney

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | Financial Times

A AT&T está perto de um acordo para combinar sua unidade de conteúdo, a WarnerMedia, com a rival Discovery, para criar um gigante de mídia avaliado em US$ 150 bilhões (cerca de R$ 790 bilhões).

As negociações acontecem cinco anos depois de a AT&T adquirir a Time Warner (dona da CNN, da HBO e da Warner Bros), por US$ 85,4 bilhões (R$ 449 bilhões, pelo câmbio atual), quando a companhia de telecomunicações desejava se transformar na maior empresa mundial de conteúdo e distribuição integrada.

O conselho de diretores da AT&T se reuniria neste domingo (16) para aprovar o acordo, disseram duas pessoas com conhecimento direto da transação. O negócio deverá ser anunciado nos próximos dias, segundo essas pessoas.

A combinação fundiria um dos mais valiosos catálogos de Hollywood —que abrange os estúdios de cinema e televisão da Warner Bros, a rede HBO e um portfólio de canais a cabo que inclui a CNN— com a Discovery, que teve sucesso com um novo serviço de streaming com programas não roteirizados de cozinha e reformas de casas.

Após anos de predomínio da Netflix na paisagem de streaming, as maiores companhias do mundo de mídia e tecnologia tentaram revidar com seus próprios serviços. No último ano e meio, Disney, Apple, Warner Media, Comcast, Discovery e outras lançaram plataformas de streaming enquanto disputam uma fatia do futuro do entretenimento.

A estrutura do acordo não está clara, mas a AT&T, que tem um valor de mercado de aproximadamente US$ 230 bilhões, deverá controlar a maior parte da entidade combinada. A Discovery tem valor de mercado de US$ 24 bilhões.

Em 2019, o presidente-executivo da AT&T, John Stankey, e o chefe da Discovery, David Zaslav, chegaram a conversar sobre combinar sua programação em um único serviço de streaming por cerca de US$ 8 mensais (nos EUA, excluindo a HBO). Mas, quando a Disney revelou que ofereceria seu enorme tesouro de clássicos Star Wars, Pixar, Marvel e Disney por apenas US$ 7 por mês para a Disney +, eles revisaram o plano.

Em vez disso, Stankey combinou a HBO com o resto da programação da WarnerMedia para criar um serviço de streaming principal, HBO Max, que estreou nos EUA no ano passado por US$ 15 (R$ 79) ao mês. O serviço chega ao Brasil em junho.

A Discovery, companhia por trás da HGTV, a rede de Oprah Winfrey e a transmissora Eurosport, lançou em janeiro um serviço de streaming por US$ 5 (R$ 26) mensais, que, segundo disse Zaslav ao FT, foi “o mais importante novo negócio” desde que ele entrou para a companhia, há mais de uma década.

HBO Max e Discovery Plus (serviço não disponível no Brasil) fizeram algum progresso no serviço de streaming. A Discovery disse em abril que alcançou 15 milhões de assinantes em todo o seu negócio de streaming, enquanto a HBO Max conquistou quase 3 milhões de clientes no primeiro trimestre, chegando a 9,7 milhões de assinantes no varejo no fim de março.

No entanto, as duas companhias disputando um mercado com rivais muito maiores: a Netflix tem 208 milhões de assinantes no mundo todo, enquanto a Disney+ atraiu 104 milhões em apenas um ano e meio desde seu lançamento.

A Bloomberg relatou primeiro a notícia das conversas entre AT&T e Discovery. A AT&T e a Discovery não quiseram se pronunciar sobre o assunto.

No início do ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a compra da WarnerMedia pela AT&T. A transação, apadrinhada pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, entrou em pacote de contrapartidas em troca de um acordo de aliança estratégica com o Brasil.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Com São Paulo

Marcas da união entre as empresas

WarnerMedia

HBO Max
HBO
CNN
TNT
WB
TBS
Cinemax
Boomerang
Cartoon Network
DC

Discovery

Dicovery Plus
Discovery Channel
Discovery Turbo
Discovery Kids
HGTV
Food Network
TLC
Animal Planet
Travel Channel
Eurosport

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.