Descrição de chapéu jornalismo

Cannes Lions termina com 3 grand prix para agências brasileiras

Africa, que teve campanha para a Folha premiada no evento, foi a agência brasileira que mais levou troféus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Terminou nesta sexta (25) a edição 2020/2021 do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a principal premiação do mercado publicitário.

O evento não foi realizado no ano passado por causa da pandemia. Dessa forma, os jurados avaliaram as peças publicitárias produzidas nos dois anos, em 28 áreas.

Agências brasileiras levaram 3 grand prix, o maior prêmio do festival, além de 14 leões de ouro, 20 de prata e 34 de bronze, um total de 71 premiações.

Em 2019, empresas brasileiras haviam ganhado 85 troféus, contra 101 em 2018. Porém, a edição 2020/2021 teve 30% menos peças inscritas pelas agências nacionais do que em 2019, por causa da pandemia, que afetou a produção dos trabalhos.

A Africa foi a agência nacional mais premiada. Ela levou um grand prix na categoria entretenimento esportivo (entertainment Lions for sport), pela peça “Salla 2032”, produzida para a House of Lapland. A mesma campanha também rendeu três ouros, em relações públicas (PR) e direção (direct), além de 4 bronzes, em design, filme (film), direção e relações públicas.

A campanha “O Valor da Notícia” —ou “The Most Valuable News”, em inglês—, criada pela agência para a Folha recebeu leão de ouro em mídia impressa (print & publishing) e em habilidade da indústria (industry craft), e o leão de prata em mídia externa (outdoor).

A série de peças “Femicide/Burning/Oil”, da mesma campanha, também para a Folha, levou o leão de prata em mídia impressa.

O trabalho “O Valor da Notícia” mostra a produção de um caderno de jornal a partir do processo de impressão de cédulas de dinheiro, com marcadores holográficos, número de série e tinta em relevo.

Cada página tem a aparência semelhante à de uma nota. O vídeo e o caderno contrapõem notícias falsas às verdadeiras. “A verdade nunca valeu tanto”, diz a frase que encerra a peça.

No total, a Africa conquistou 6 leões de ouro, 4 leões de prata e 10 bronzes.

A agência Gut também levou um grand prix, na categoria música de entretenimento (entertainment music), pela campanha “Feed Parade - Parada no Feed”, para o Mercado Livre. A mesma campanha rendeu também um leão de ouro à Gut na categoria móvel (mobile).

A terceira agência brasileira a ganhar um grand prix nesta edição foi a VMLY&R, que ganhou o prêmio na categoria Glass: The Lion for Change, que celebra mudanças na cultura, pela campanha “I Am - Eu sou”, para a rede de cafeterias Starbucks. A agência ainda levou um leão de ouro, quatro de prata e três de bronze.

A VMLY&R foi o único integrante nacional na lista “Track Agencies”, feita pelo festival com as cinco agências para a indústria ficar de olho.

Também levaram leões de ouro nesta edição do Cannes Lions as agências AKQA, AlmapBBDO e WMcCann.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.