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BuzzFeed vai abrir capital via acordo com Spac

Valor implícito do grupo de mídia online foi definido em US$ 1,5 bilhão, ante pico de US$ 1,7 bilhão

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Ortenca Aliaj Anna Nicolaou James Fontanella-Khan
Nova York | Financial Times

O BuzzFeed chegou a um acordo para abrir seu capital em uma transação com uma companhia de aquisição de propósitos especiais (Spac, na sigla em inglês), que conferiu ao grupo um valor estimado de US$ 1,5 bilhão, em um momento no qual as companhias de mídia digital estão correndo para obter fundos que lhes permitam concorrer melhor com gigantes da tecnologia como o Google e o Facebook.

O BuzzFeed, criado há 14 anos, vai se fundir com a 890 Fifth Avenue Partners, uma empresa de aquisição de propósitos especiais que levantou US$ 288 milhões em capital este ano.

O BuzzFeed também chegou a um acordo para adquirir a Complex ​Networks, uma provedora de conteúdo digital especializada em moda urbana e cultura pop, da Verizon e Hearst, por US$ 200 milhões em dinheiro e US$ 100 milhões em ações.

Logo do Buzzfeed em Manhattan, New York - Michael M. Santiago - 24.jun.2021/AFP

Em lugar do investimento privado em companhias de capital aberto, que se tornou a norma em transações com Spacs, o BuzzFeed obteve US$ 150 milhões em fundos adicionais por meio da emissão de títulos conversíveis, em uma transação liderada pela Redwood Capital Management.

O BuzzFeed, conhecido por suas listas e testes, é parte de uma geração de empresas de mídia digital que atingiram avaliações de mercado da ordem dos bilhões de dólares, quando eram apregoadas como o futuro da mídia noticiosa.

Mas essas empresas enfrentaram dificuldades para satisfazer as expectativas, o que reduziu suas avaliações de mercado e resultou em uma onda de consolidação no setor. O BuzzFeed foi avaliado em US$ 1,7 bilhão, em uma rodada de capitalização em 2016.

Jonah Peretti, que antes foi um dos fundadores do Huffington Post, criou o site BuzzFeed em 2006 usando conteúdo popular na internet. A empresa contratou o jornalista Ben Smith, em 2011, para montar uma operação noticiosa séria, e o grupo recentemente recebeu seu primeiro prêmio Pulitzer de jornalismo internacional.

Nos últimos anos, as companhias de mídia digital vêm procurando maneiras de se unir, porque enfrentam dificuldade para sobreviver em um cenário de mídia que evolui rapidamente.

Nos últimos anos, a Vox adquiriu a New York Media, companhia que responde pela revista New York e por sites como o Vulture, e a Vice comprou a Refinery 29. O BuzzFeed mesmo adquiriu o Huffington Post da Verizon no ano passado.

O BuzzFeed poderá usar a abertura de seu capital como veículo para novas transações, de acordo com uma pessoa próxima à companhia, que acrescentou que Peretti estava ansioso por abocanhar o maior número possível de companhias de mídia digital, para ganhar escala publicitária.

A pessoa acrescentou que uma fusão entre BuzzFeed e Vice era muito improvável, ao contrário do que especulam alguns analistas, dada a dificuldade de combinar empresas com líderes fortes que teriam dificuldade para trabalhar juntos.

Peretti continuará à frente do BuzzFeed como companhia de capital aberto. Adam Rothstein, presidente executivo do Spac, e Greg Coleman, antigo presidente do BuzzFeed e consultor do Spac, se tornarão parte do conselho da empresa.

Em mensagem aos empregados da companhia nesta quinta-feira (24), Peretti declarou que “enfim temos a escala necessária a influenciar como o setor de mídia mais amplo funciona, e para ajudar a formular um modelo melhor para o futuro”, acrescentando que a companhia estava a caminho de registrar “uma receita de mais de meio bilhão” [de dólares] este ano.

Tradução de Paulo Migliacci​

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