'Não estou propriamente nervoso', diz Bezos ao se preparar para voo espacial

Fundador da Amazon fará viagem nesta terça-feira (20)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric M. Johnson
Seattle | Reuters

O bilionário norte-americano Jeff Bezos afirmou nesta segunda-feira (19) que está empolgado, mas não muito nervoso às vésperas de embarcar no primeiro voo suborbital da sua empresa Blue Origin, ao lado da pessoa mais nova e da mais velha a irem ao espaço.

A pessoa mais rica do mundo fará o voo junto com outros passageiros partindo de um deserto no oeste do estado do Texas em uma viagem de 11 minutos a bordo da New Shepard, da Blue Origin, uma cápsula-e-foguete com 18,3 metros de altura e totalmente autônoma. O voo representa uma marca importante na indústria do turismo espacial.

Bezos fez uma rodada de entrevistas na televisão antes do lançamento, marcado para as 10h (Brasília) de terça-feira (20), da Plataforma de Lançamento Um, da Blue Origin, a cerca de 32 km da cidadezinha de Van Horn, no Texas.

"As pessoas me perguntam se estou nervoso. Não estou propriamente nervoso. Estou empolgado. Estou curioso. Quero saber o que vamos aprender", disse Bezos, fundador da Amazon.com Inc, ao programa "CBS This Morning".

"Temos treinado. O veículo está pronto. A tripulação está pronta. A equipe é maravilhosa", disse Bezos. "Estamos realmente muito otimistas."

A viagem vai acontecer nove dias após a empreitada do também bilionário Richard Branson, dono da empresa Virgin Galactic —pela primeira vez, uma espaçonave para voo suborbital levou uma tripulação completa à beira do espaço.

A aventura toda aconteceu a partir do Espaçoporto América, no Novo México (EUA), e durou cerca de uma hora. A estadia no espaço, contudo, foi bem mais curta que isso. A VSS Unity, nome dado à nave, iniciou seu voo autônomo depois de ser liberada no ar a partir de um avião, a uma altitude de cerca de 15 km. Acionado o motor foguete, ela escalou até 86 km, altitude em que a atmosfera terrestre já é praticamente nula –a borda do espaço.

Bezos buscou minimizar qualquer rivalidade com Branson. "Há uma pessoa que foi a primeira no espaço. Seu nome era Yuri Gagarin e isso aconteceu há muito tempo", disse ele no programa Today, da NBC, referindo-se ao cosmonauta soviético que viajou ao espaço em 1961.

"Acho que vou ser o número 570 ou algo do tipo. É onde nós estaremos nessa lista, então isso não é uma competição. É sobre construir uma estrada para o espaço para que as gerações futuras possam fazer coisas incrívreis no espaço", disse Bezos.


Bezos e seu irmão Mark Bezos serão acompanhados da aviadora pioneira Wally Funk, 82 anos, e Oliver Daemen, 18 anos, recém-formado no ensino médio e prestes a frequentar a Universidade de Utrecht, na Holanda, para estudar física e gestão da inovação em setembro.

Daemen é o primeiro cliente a pagar pelo voo. Seu pai é o chefe da empresa de investimentos Somerset Capital Partners.

Funk era integrante do Mercury 13, um grupo de mulheres que treinaram para se tornar astronautas para o primeiro programa de voos tripulados dos EUA nos anos 1960. Ela passou pelos mesmos testes rigorosos dos astronautas homens, mas sua chance de se tornar astronauta foi negada por causa de seu gênero.

"Quando Wally fez parte da Mercury 13, em todos os testes que ela fez ela foi melhor que os homens", disse Bezos. "E podemos confirmar que, aos 82 anos, ela ainda consegue superá-los. Temos feito treinamento com Wally e ela é melhor que todos nós."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.