Descrição de chapéu Financial Times

Recessão da Covid-19 nos EUA durou dois meses, até abril de 2020

Segunda recessão mais curta identificada pelo órgão foi um recuo de seis meses no início dos anos 1980

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Matthew Rocco
Londres | Financial Times

A recessão nos Estados Unidos causada pela pandemia de coronavírus durou dois meses, o que faz dela o declínio mais curto já registrado.

O Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, que é considerado o juiz oficial de quando ocorreram recessões e quanto tempo duraram, disse na segunda-feira (19) que a economia americana atingiu o fundo em abril de 2020. A recessão começou em fevereiro do ano passado, quando a atividade econômica atingiu o pico antes do início dos fechamentos de negócios pela Covid-19 nos Estados Unidos.

A segunda recessão mais curta identificada pelo órgão foi um recuo de seis meses no início dos anos 1980.

O método do bureau para medir a duração de uma recessão acompanha a quantidade de tempo entre o pico e o buraco da economia. O grupo comentou que não identifica em que ponto a economia entrou em recessão ou expansão.

"Ao determinar que um buraco ocorreu em abril de 2020, o comitê não concluiu que a economia voltou a operar em capacidade normal", disse o órgão.

Ele acrescentou que qualquer declínio econômico futuro será classificado como uma nova recessão, mais que uma continuação da que ocorreu no ano passado, dada a duração e a força da atual recuperação.

O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA se expandiu a um índice anual de 6,4% no primeiro trimestre, comparado com 4,3% nos últimos três meses de 2020. A economia provavelmente cresceu 8% no segundo trimestre, segundo uma pesquisa da Reuters com economistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.