Eve, da Embraer, recebe encomenda de 100 carros voadores para Bristow

As entregas estão previstas para começar em 2026

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São Paulo | Reuters

A fabricante de aeronaves Embraer informou nesta quinta-feira (23) que seu braço de mobilidade urbana Eve fechou acordo com a Bristow para buscar certificação de operador aéreo para a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical da Eve.

A Bristow anunciou encomenda de até 100 aeronaves que serão usadas nesse acordo com entregas previstas para começar em 2026.

As ações da Embraer disparavam após o anúncio, impulsionadas ainda por relatório do Goldman Sachs que elevou a recomendação sobre o papel de "neutra" para "compra". As ações da empresa na B3 tinham alta de 10,5% às 11h13, para R$ 23,60, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 1,2%. O ADR mostrava ganho de 10,7% em Nova York, para US$ 17,80 (R$ 93,94).

Protótipo do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) em desenvolvimento pela Embraer
O protótipo de carro voador elétrico que está sendo desenvolvido no Brasil pela Eve Air Mobility, área de mobilidade urbana da divisão de inovação EmbraerX - Reprodução/Youtube Embraer

"O trabalho conjunto desenvolverá um modelo de operação de mobilidade aérea urbana utilizando a experiência da Bristow no transporte seguro de passageiros e cargas em todo o mundo", afirmou a empresa em comunicado.

Segundo as companhias, o ambiente operacional do memorando de entendimentos se concentrará em design de veículos e de "vertiportos", desenvolvimento regulatório para o ambiente operacional, certificação e operação autônoma.

As empresas planejam desenvolver serviços para otimizar o desempenho das aeronaves e os sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo, inclusive para os não tripulados.

No relatório, os analistas do Goldman Sachs afirmaram que os negócios da Eve ainda não estão totalmente precificados na ação da Embraer, dados os valores de mercado de outras companhias de eVTOL listadas em bolsa.

"Elevamos a Embraer de neutra para compra, com potencial de alta de 50% para o nosso novo preço-alvo de US$ 23,00 (R$ 121,39) em 12 meses o ADR, também ressaltando a firme exposição da companhia à força dos mercados de jatos regionais e executivos, melhora na performance operacional e 'valuation' atraente" de sete vezes o Ebitda estimado para 2023 embutido nos preços atuais, afirmaram os analistas.

"Os jatos regionais ainda estão abaixo de níveis totalmente normalizados. Esperamos revisões positivas de estimativas e vemos margens e fluxo de caixa mais fortes como catalisadores disso", escreveram os analistas.

A Embraer também anunciou parceria com a empresa norte-americana Pyka para a comercialização de uma aeronave elétrica, autônoma, e voltada a aplicações agrícolas.

A aeronave, Pelican, foi desenvolvida pela Pyka e, segundo a Embraer, é "o primeiro e único avião 100% elétrico autônomo com certificação comercial do mundo".

A fabricante brasileira afirmou que a parceria com a norte-americana é voltada para tecnologia, certificação, operação e futura comercialização do Pelican. As companhias afirmaram que buscarão oportunidades de potencializar serviços comerciais autônomos, conforme a operação do Pelican se desenvolver no Brasil nos próximos anos.

O modelo já soma mais de mais de 3.000 "missões autônomas...A tecnologia de propriedade da Pyka envolve software de controle de voo autônomo, computadores de bordo, baterias de alta densidade de energia, controladores de motor de alta densidade de potência e fuselagens de fibra de carbono certificadas", afirmou a Embraer.

O mercado de aeronaves elétricas mostra rápida expansão.

Em julho, a própria Eve anunciou, junto com a Flapper, plataforma de aviação privada sob demanda, uma parceria para desenvolver o mercado de Mobilidade Aérea Urbana na América Latina, numa demonstração de que os veículos elétricos têm capacidade para operações regionais.

No comunicado então distribuído estava previsto que a Eve forneceria à Flapper até 25 mil horas de voo por ano nas principais cidades da América do Sul como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México).

Na terça-feira (21), A Gol, em conjunto com o Grupo Comporte, uma entidade de seu acionista controlador, anunciou uma parceria com a Avolon para aquisição e arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical. A companhia espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira usando aviões eVTOL em meados de 2025.

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