Descrição de chapéu Europa

Turismo espanhol ficou longe da recuperação em 2021

Atividade movimentou 88,5 bilhões de euros no ano, resultado 43% menor que o de 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

O turismo na Espanha em 2021 continuou longe dos níveis de antes da pandemia de coronavírus, com um volume de negócios menor em quase 43%, informaram nesta quinta-feira (13) os profissionais do setor, que esperam uma reativação mais forte este ano.

No total, o turismo gerou 88,5 bilhões de euros (R$ 560 bilhões) em 2021, segundo a Exceltur. Este número representa um aumento de 36 bilhões em relação a 2020, mas ainda é 42,8% menor que o de 2019, quando foram registrados 155 bilhões de euros (R$ 981 bilhões).

A retomada da atividade, muito esperada após um 2020 catastrófico, ficou em "parcial" e "cheia de altos e baixos", destacou o vice-presidente da Exceltur, José Luis Zoreda, em entrevista coletiva.

Segundo a Exceltur, a atividade permaneceu "paralisada" até maio de 2021, consequência das restrições sanitárias. Depois, durante o verão foi registrado um aumento que voltaria a cair no final de novembro devido à explosão de casos gerada pela variante ômicron do coronavírus.

O turismo estrangeiro foi o mais afetado.

Apenas 31 milhões de visitantes chegaram à Espanha no ano passado, de acordo com a organização. Este número está muito distante do objetivo do governo, que esperava atrair 45 milhões de pessoas, cerca de metade do volume de 2019.

Segundo destino turístico mundial —atrás da França—​ antes da pandemia, a Espanha sofreu especialmente pela queda do turismo britânico, até então seu primeiro contingente de visitantes estrangeiros, à frente de franceses e alemães.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.