Empresas de carros autônomos avançam e deixam para trás reguladores dos EUA

Propostas de leis sobre o tema seguem paradas, enquanto companhias operam carros sem motoristas pelo país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Shepardson Hyunjoo Jin Joseph White
Washington e San Francisco | Reuters

Empresas de veículos autônomos dos Estados Unidos estão correndo para começar a ganhar dinheiro com a tecnologia, deixando pelo caminho esforços de legisladores que tentam criar normas para regular carros cujos fabricantes afirmam que não precisam de motoristas humanos.

Propostas de regras para a criação de um arcabouço jurídico que regule os veículos autônomos seguem paradas no Congresso dos EUA. Isso tem deixado as empresas de veículos autônomos livres para lançarem operações com táxis-robôs ou caminhões autônomos em alguns estados do país, como Arizona e Texas. A Waymo, por exemplo, já executou milhares de corridas com seus táxis autônomos em Phoenix.

Na terça-feira, a Cruise disse que o SoftBank investirá mais US$ 1,35 bilhão (R$ 7,14 bilhões) em antecipação ao lançamento de operações comerciais com táxis-robôs. Mas a empresa ainda precisa de uma permissão, da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, para começar a cobrar por viagens feitas em San Francisco por veículos sem motorista humano.

A presidente-executiva da General Motors, Mary Barra, em apresentação de carro autônomo da companhia na CES 2022, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos - Ethan Miller - 5.jan.2022/AFP

A Aurora está testando seu sistema em caminhões Class 8, mas até agora não pode operar esses veículos na Califórnia sem motoristas humanos.

Cruise, da General Motos; Tesla, Waymo, da Alphabet; e Aurora Innovation estão entre as muitas empresas que pretendem implantar a tecnologia de veículos totalmente autônomos nos EUA nos próximos anos, independentemente de os reguladores federais aprontarem um quadro que garanta segurança jurídica para a tecnologia e seus usuários.

PROTEÇÃO AOS EMPREGOS

Os sindicatos, no entanto, defendem que o Congresso dos EUA seja cético diante de promessas da indústria de que tecnologias como as que permitem o uso de caminhões que não precisam de caminhoneiros não vão produzir desemprego.

"Corremos o risco de perder centenas de milhares de empregos em manufatura e transporte se o Congresso não agir de forma decisiva e a indústria ficar completamente desregulada", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, John Samuelsen, a um painel da Câmara dos Deputados na terça-feira.

Sindicatos também querem que as empresas de veículos autônomos divulguem mais dados sobre acidentes e outros aspectos de seus sistemas.

"Todos os trabalhadores merecem saber que um veículo autônomo ou um robô que viaja perto deles é seguro o suficiente para usar a mesma estrada ou local de trabalho", disse Doug Bloch, da Teamsters.

Na ausência de novas leis adaptadas aos veículos automatizados, a agência de segurança de transporte dos EUA (NHTSA) apresentou diretrizes voluntárias e no ano passado exigiu que as empresas relatassem acidentes envolvendo sistemas de direção autônoma.

Apesar disso, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, não fez menção a preocupações sobre regulação durante uma reunião com investidores em 26 de janeiro, quando ele afirmou que a empresa poderá em breve usar uma atualização de software em seus veículos para permitir que eles sejam usados em serviços de transporte autônomo.

"Ficarei chocado se não alcançarmos a direção totalmente autônoma e mais segura que a com humanos este ano", disse Musk.

Um caminho potencial para a indústria e os defensores da segurança envolve acordos voluntários sobre padrões, disse David Harkey, presidente do Instituto de Seguros para Segurança de Rodovias (IIHS), uma organização de pesquisa de segurança veicular apoiada pela indústria de seguros. Harkey disse que o IIHS poderia fazer parte de tal esforço.

"Temos que chegar a um ponto em que não estejamos no Velho Oeste", disse ele.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.