Lucro da dona do Google sobe 36% no quarto trimestre

Ganhos da Alphabet foram de US$ 20,6 bilhões, acima das estimativas de analistas

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Daisuke Wakabayashi
The New York Times

Hoje em dia há muita incerteza em torno da empresa controladora do Google, a Alphabet: a pandemia global, o medo da inflação que avança sobre a economia dos Estados Unidos, os funcionários inquietos desafiando a administração e os reguladores e políticos aparentemente empenhados em alcançar seus objetivos a todo custo.

Mas uma coisa não mudou. A Alphabet continua ganhando dinheiro. Muito.

Na terça-feira (1º), a Alphabet divulgou um aumento de 36% nos lucros, chegando a US$ 20,64 bilhões (R$ 109 bilhões) no último trimestre de 2021, com receitas de US$ 75,32 bilhões (R$ 399,2 bilhões), um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Os ganhos ficaram acima das estimativas dos analistas, de US$ 19 bilhões em lucro e US$ 72,3 bilhões em receita, segundo dados compilados pela FactSet.​

Logo do Google na entrada do escritório da empresa em Londres
Logo do Google na entrada do escritório da empresa em Londres - Ben Stansall - 18.jan.2019/AFP

Os fortes resultados são um lembrete do poder subjacente dos negócios do Google e de como, independentemente das circunstâncias que cercam a empresa, ela continuará prosperando enquanto as pessoas estiverem ativas na internet.

A página de buscas do Google continua sendo a rampa de acesso preferida para a rede. O YouTube é um destino online essencial para entretenimento, informação e música. Embora fique atrás da Amazon e da Microsoft, o Google está bem posicionado para capitalizar a mudança sísmica de as empresas terceirizarem sua infraestrutura tecnológica para a nuvem.

Com uma base firme, o Google fez pequenos ajustes para fortalecer suas posições.

A empresa modificou a forma como permite que os varejistas listem produtos, num esforço para atrair mais usuários a iniciar pesquisas de compras no Google ou no YouTube. Em uma pesquisa recente, o Morgan Stanley descobriu que a porcentagem de pessoas que iniciam pesquisas de compras no Google e no YouTube aumentou desde maio passado, enquanto a porcentagem de usuários do Amazon Prime que iniciam pesquisas na Amazon diminuiu.

O YouTube lançou vídeos curtos, com menos de 60 segundos, para rivalizar com o TikTok e atrair o público mais jovem. O Google Cloud continua contratando mais equipes de vendas como parte do esforço para se expandir para novos setores e estabelecer parcerias.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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