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Dados de cerca de 300 mil usuários do Mercado Livre vazam

Não há evidências sobre comprometimento de informações financeiras, diz a empresa

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Aluísio Alves
São Paulo | Reuters

O Mercado Livre informou nesta segunda-feira (7) que os dados de cerca de 300 mil de seus usuários foram acessados, após detectar que parte de seu código-fonte foi alvo de acesso não autorizado.

A companhia afirmou em comunicado que não encontrou nenhuma evidência de que seus "sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que tenham sido obtidas senhas de usuário, saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartão de pagamento".

Com cerca de 140 milhões de usuários únicos, o Mercado Livre é o maior portal de comércio eletrônico da América Latina e soma-se se a Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Nubank, que tiveram problemas com tecnologia nas últimas semanas.

Centro de distribuição do Mercado Livre, em Cajamar - Danilo Verpa - 25.nov.2021/Folhapress

Na última quinta-feira (3), clientes do Itaú relataram uma série de dificuldades no acesso às contas em canais do banco e na realização de pagamentos por Pix. As instabilidades foram solucionadas no mesmo dia.

Segundo o banco, a origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento.

No dia seguinte, clientes do Banco do Brasil e do Nubank também reportaram problemas com os aplicativos das instituições.

Operações no internet banking e login no aplicativo eram as principais queixas sobre o Banco do Brasil, que afirmou que uma atualização de firmware originou problema ao longo do dia e dificultou o acesso a seu app.

"O BB destaca que não haverá prejuízo aos seus clientes e manteve disponíveis os demais canais de atendimento, respeitando a convivência física e digital", completou o banco.

Já entre clientes do Nubank, o saldo em conta e as transferências de valores apareciam como os principais problemas registrados.

"Lamentamos as oscilações identificadas por uma parcela de nossos clientes em alguns serviços no dia de hoje (4). Informamos que as operações estão sendo normalizadas de forma gradual e nossos sistemas são 100% seguros. Foram impactadas a visualização e a disponibilidade de algumas funcionalidades. A integridade de todas as informações está garantida", disse a fintech.

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