França diz que sanções farão economia russa colapsar

Governo de Emmanuel Macron busca aumentar o custo da guerra para Vladimir Putin

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse nesta terça-feira (1º) que as sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia causarão o colapso da economia russa.

"Vamos causar o colapso da economia russa. O equilíbrio das forças econômicas e financeiras é totalmente a favor da União Europeia, que está descobrindo seu poder econômico", disse Le Maire à rádio France Info.

Bandeiras da França, Ucrânia e União Europeia
Bandeiras da França, Ucrânia e União Europeia - Thibaud Moritz/AFP

Na segunda-feira, a União Europeia (UE) adicionou à sua lista sancionada os oligarcas próximos ao Kremlin e o porta-voz do presidente Vladimir Putin.

Entre as figuras de alto perfil sancionadas estão associados de Putin, como Igor Sechin, chefe da gigante estatal de petróleo Rosneft, e Nikolay Tokarev, chefe da Transneft, empresa estatal encarregada dos oleodutos.

Três homens incluídos na lista da Forbes dos 10 mais ricos da Rússia também foram sancionados: o magnata dos metais Alexei Mordashov, Alisher Usmanov e Gennady Timchenko, empresário e amigo pessoal de Putin.

Um assessor do presidente francês Emmanuel Macron disse a repórteres na segunda-feira que a imposição de novas sanções é "uma prioridade" e busca "aumentar o custo" da guerra de Putin.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.