Descrição de chapéu Folhajus

McPicanha sem picanha? Ministério da Justiça notifica McDonald's

Venda do lanche no DF é suspensa pelo Procon; McDonald's diz lamentar que 'a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Justiça notificou nesta quinta-feira (28) o McDonald's após a rede de fast food confirmar publicamente que os lanches de sua recém-lançada linha "Novos McPicanha" não são feitos com picanha, mas com um molho aromatizado. A informação gerou reclamações de consumidores nas redes sociais.

O Ministério da Justiça deu um prazo de dez dias para que a empresa envie esclarecimentos sobre possível propaganda enganosa, afirma em nota a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada à pasta.

McPicanha, do McDonald's
Publicidade do McPicanha, do McDonald's - Divulgação/McDonald's

A secretaria também afirma ter solicitado esclarecimentos ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) —neste caso, para saber se outras entidades estavam cientes da possibilidade de falsa propaganda.

Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.

O Procon-DF, por exemplo, já suspendeu as vendas do lanche no Distrito Federal nesta quinta.

A decisão do Procon local, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania, partiu de uma denúncia de consumidor, que alegava que o produto anunciado não teria o corte de carne em sua composição.

A representação paulista do órgão de defesa do consumidor, por sua vez, notificou o McDonald’s também nesta quinta. O Procon-SP pede à empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos, responsável pelo McDonald’s, explicações sobre a nova linha de sanduíches e a apresentação da tabela nutricional, atestando a composição de cada um dos ingredientes.

Em nota, o órgão de defesa do consumidor afirma que também foi pedido cópia dos materiais publicitários da linha 2022 e da linha anterior de sanduíches "de sabor acentuado de churrasco e/ou picanha", além dos gabaritos das embalagens do lanche.

Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio.

Em resposta, o McDonald's afirma que "já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido".

Segundo o McDonald's, o lançamento "Novos McPicanha" tem esse nome para "proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco".

"A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas", diz a rede de fast food, em nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.