Descrição de chapéu Aeroin

Eve, da Embraer, apresenta plano para usar carro voador no Rio de Janeiro

Documento foi elaborado em parceria com a Anac e a concessionário RIOGaleão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Murilo Basseto
Americana (SP) | Aeroin

A Eve, empresa da Embraer, publicou nesta quarta-feira (4) o Conops (Conceito de Operações) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) no Rio de Janeiro. No documento, há diretrizes para que sua aeronave elétrica, também conhecida como carro voador, passe a ser usada na cidade.

A iniciativa é pioneira no Brasil, abrangendo dados, análises, pontos de atenção e necessidades operacionais do eVTOL (do inglês, electric vertical take-off and landing, ou elétrico de decolagem e pouso na vertical). A Eve também traz pontos sobre a jornada do usuário, serviços e suporte.

'Carro voador' que está em desenvolvimento pela Eve Air Mobility, empresa da Embraer
eVTOL, carro voador da Eve Air Mobility, empresa da Embraer - Divulgação/Embraer

O conceito da ação foi desenvolvido por meio de uma cooperação com onze parceiros estratégicos e entidades governamentais, como a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a concessionária RIOgaleão.

Luiz Mauad, vice-presidente de serviços e operações de frota da Eve, diz que o documento traz melhor entendimento sobre as características e desafios desta modalidade de transporte.

"Temos informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável", afirma.

A concepção do Conops contou com um período de operações de voo realizadas em novembro do ano passado, conectando a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional Tom Jobim e simulando o ecossistema de UAM com a utilização de um helicóptero.

O documento está disponível para acesso no site da Eve. A empresa também incentiva interessados a mandarem sugestões e comentários para contact@eveairmobility.com.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.