Descrição de chapéu Financial Times tecnologia apple

Apple leva iPad da China para o Vietnã contra interferência política e interrupção da produção

Lockdowns em Xangai prejudicaram cadeia de suprimentos da empresa americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Financial Times

A Apple vai transferir parte da produção do iPad da China para o Vietnã. A mudança protegerá a fabricante de eletrônicos contra interferência política e desordenamento na cadeia de suprimento. Esses dois riscos são elevados, atualmente na China. Mas as empresas vietnamitas não se beneficiarão muito, no entanto.

Os produtos da Apple, do iPhone ao MacBook, são quase todos montados na China. A gigante da tecnologia se manteve firme em seu relacionamento com o país apesar dos anos de tensão crescente entre os Estados Unidos e a China, e das ameaças de listas negras e tarifas punitivas. Os AirPods vinham sendo a exceção à regra. A Apple transferiu a produção em massa de seus fones de ouvido ao Vietnã em 2020.

O novo iPad Air, da Apple - Mike Segar/Reuters

Transferir a produção do iPad, mais caro, que responde por um terço do mercado mundial de tablets, seria uma mudança muito mais decisiva. A maioria dos fornecedoras de componentes estão instalados na China no momento, buscando proximidade com as fábricas de montagem.

Politicamente, o momento é propício para a diversificação. Gina Raimondo, a secretária do Comércio americana, alertou que o governo Biden está considerando ativamente incluir empresas da China em suas listas negras econômicas. Os Estados Unidos estão investigando supostas evasões de sanções praticadas pela China.

Xangai está tomando medidas para encerrar dois meses de lockdown severo, que prejudicou seriamente a indústria mundial. Os efeitos dos fechamentos de fábricas devem ser duradouros por causa do atraso nas encomendas acumuladas.

A China continua a enfrentar problemas de estoque. Os lockdowns em Xangai significaram que o país enfrenta escassez de componentes de baixa tecnologia tais como placas de circuitos impressos. Elas são usadas em toda a espécie de eletrônicos. Os suprimentos locais de folhas de cobre –um insumo essencial –também foram severamente prejudicados.

A esperança de que isso tudo beneficie muito os fabricantes vietnamitas de componentes não procede. Companhias que já têm experiência em construir fábricas que satisfaçam os requisitos da Apple na China desfrutarão das maiores recompensas. Os fornecedores existentes da Apple terão lugar garantido na frente da fila. Eles incluem a BYD, da China, a Hon Hai Precision, de Taiwan, e a Murata Manufacturing, do Japão.

A transferência beneficiará a economia vietnamita por meio da criação de empregos industriais. Eles devem ser relativamente bem pagos em um país no qual a renda média anual foi de US$ 2,8 mil em 2020, enquanto a renda per capita chinesa era de US$ 10,4 mil. A perda da China será um ganho para o Vietnã.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.