Descrição de chapéu Folhajus

Mendonça, do STF, nega pedido de deputado para suspender PEC que amplia benefícios

Ministro afirma que eventual aprovação da proposta não impede que ela seja posteriormente anulada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quinta-feira (7) um pedido de liminar (decisão urgente) do deputado Nereu Crispim (PSD-RS) para suspender a tramitação da PEC (proposta de emenda à Constituição) que aumenta o Auxílio Gás, amplia o Auxílio Brasil e cria um auxílio aos caminhoneiros e taxistas.

O custo estimado da proposta é de R$ 41,2 bilhões. Mendonça justificou que uma eventual apreciação da PEC pela Câmara dos Deputados não impede a sua posterior anulação, se for o caso, por violação do devido processo legislativo. Por isso, argumentou que não há motivo para conceder uma decisão urgente que impeça sua tramitação.

O ministro André Mendonça, do STF - Nelson Jr. - 9.mar.2022/SCO/STF

Ele afirma que é necessário que sejam ouvidas as partes envolvidas na ação, como os presidentes da Câmara e do Senado, antes que seja dada uma decisão. Ressalta que pode haver "eventual reavaliação" do caso após esses esclarecimentos sejam prestados.

Segundo ele, a intervenção do Judiciário nas atividades dos outros Poderes deve ser de absoluta excepcionalidade, "optando-se, neste momento inicial, pela presunção de legitimidade constitucional dos atos questionados".

Essa intervenção, diz, só deve acontecer nos casos em que há "flagrante, inequívoco e manifesto desrespeito ao devido processo legislativo".

"Tenho que a autocontenção judicial deve nortear a atuação jurisdicional da Suprema Corte em tais casos, de modo que seja evitada, ao máximo, a prematura declaração de invalidade de ato legislativo ainda no seu processo de formação, diante do evidente risco de que se traduza em interferência indevida do Poder Judiciário sobre o Poder Legislativo, em violação ao princípio da Separação dos Poderes", afirma Mendonça

"Com efeito, não se pode tomar por corriqueiro ou mesmo banalizar o antecipado escrutínio integral e completo do ato normativo, ainda em fase de construção política e democrática no âmbito do Poder Legislativo, sob pena de congelamento da função legiferante, constitucionalmente atribuída, primordialmente, ao Poder Legislativo."

Na ação que apresentou ao Supremo, Nereu Crispim, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Caminhoneiro Autônomo, afirma que a PEC não poderia sequer tramitar, ser discutida ou votada por violar cláusulas pétreas da Constituição.

Segundo ele, em nota divulgada à imprensa, a proposta tenta alterar cláusulas pétreas da Constituição em atentado à separação de Poderes, ao Estado Democrático de Direito, ao erário, ao orçamento público, dentre outras normas de preceito fundamentais". Disse ainda que a proposta tem como objetivo "atender a ganância eleitoreira de Jair Bolsonaro".

Na noite desta quinta, o presidente da Câmara, Arthur Lira, viu risco de derrota e decidiu adiar a votação da proposta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.