A Amazon concordou em comprar a iRobot, empresa mais conhecida por seu robô-aspirador Roomba, por US$ 1,7 bilhão (R$ 8,8 bilhões), à medida que o grupo de comércio eletrônico expande seu portfólio de produtos eletrônicos domésticos e serviços pessoais.
No acordo, todo em dinheiro, a Amazon disse que pagará aos acionistas da iRobot US$ 61 por ação (R$ 317,81), um aumento de 22% sobre seu preço de fechamento na quinta-feira (4). A aquisição aumenta a seleção de eletrodomésticos do conglomerado de tecnologia dos EUA, como o alto-falante inteligente Alexa e a campainha Ring.
O Roomba da iRobot é um dos robôs-aspiradores mais vendidos na Amazon. Os dispositivos são treinados para evitar paredes, cabos e resíduos de animais de estimação, uma reclamação comum entre os usuários de modelos anteriores do Roomba.
Após a conclusão do acordo, Colin Angle continuará sendo o executivo-chefe da iRobot.
"Sabemos que economizar tempo é importante, e as tarefas domésticas exigem um tempo precioso que pode ser usado melhor em algo que os clientes apreciem", disse Dave Limp, vice-presidente sênior da Amazon Devices.
A empresa sediada em Massachusetts é o mais recente negócio de mais de US$ 1 bilhão da Amazon, que vem fazendo uma série das chamadas aquisições verticais para ampliar seu acesso a produtos e serviços para vender em suas plataformas.
A Amazon fechou recentemente um acordo de US$ 3,9 bilhões (R$ 20,3 bilhões) pela One Medical, empresa que oferece assinaturas para acesso a médicos, para adicionar às suas ofertas de assistência médica online.
A Amazon só tem permissão para fazer esse tipo de aquisição, pois qualquer acordo para comprar uma concorrente direta quase certamente seria bloqueado pelos reguladores antitruste. Mas espera-se que os reguladores analisem de perto suas transações recentes.
Lina Khan, presidente da Comissão Federal de Comércio, e Jonathan Kanter, chefe de antitruste do Departamento de Justiça dos EUA, enfatizaram repetidamente a importância de controlar o poder de mercado de grandes grupos tecnológicos como a Amazon.
O acordo ocorre depois de a iRobot relatar uma forte desaceleração em seus negócios, o que está impulsionando uma reestruturação financeira de suas operações para conservar recursos.
Nos resultados divulgados na sexta-feira (5), a iRobot disse que suas vendas trimestrais caíram 30% em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 255 milhões (R$ 1,32 bilhão). A empresa também reportou um prejuízo operacional trimestral de US$ 63 milhões (R$ 328,2 milhões), muito superior aos US$ 3 milhões perdidos no mesmo período do ano passado.
Essas perdas crescentes e um aumento acentuado nos estoques fizeram com que o caixa e equivalentes de caixa da iRobot caíssem de US$ 201 milhões (R$ 1 bilhão) no início do ano para apenas US$ 63,4 milhões (R$ 330,3 milhões) no final do segundo trimestre. Os números indicam que a empresa estava enfrentando uma pressão financeira significativa decorrente de interrupções mais amplas na cadeia de suprimentos que atingiram o setor de tecnologia.
A iRobot anunciou um plano de redução de custos que inclui a demissão de 10% de sua força de trabalho.
A Amazon está em disputa com a Comissão Europeia sobre a colocação de seus produtos de marca própria em sua plataforma.
Reguladores antitruste sugeriram que a Amazon estava usando seu tamanho, poder e dados para priorizar seus artigos em relação aos comerciantes concorrentes em sua plataforma de comércio eletrônico. A comissão agora está buscando opiniões até 9 de setembro sobre as concessões oferecidas pela empresa de tecnologia com o intuito de resolver os problemas levantados.
Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves
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